quinta-feira, 18/julho/2024
ColunaRumo à aprovaçãoAspectos da Lei 11.417/2006 – Para concursos #Parte 2

Aspectos da Lei 11.417/2006 – Para concursos #Parte 2

Dando continuidade aos nossos resumos voltados para concursos públicos nas áreas jurídicas, vamos tratar da 2ª parte sobre a Lei 11.417/2006 que fala sobre Procedimento para edição, revisão e cancelamento de Súmula vinculante.
ESTE ASSUNTO TEVE GRANDE APARIÇÃO EM PROVAS DE CONCURSOS JURÍDICOS, que costumam cobrar 09 aspectos diferentes da Lei 11.417/2006, tendo aparecido 45 (quarenta e cinco) vezes só na 1ª FASE de provas realizadas de 2012 a 2015.

Aspectos da Lei 11417-2006 – Para concursos -Parte 2

Conheça os aspectos 06 a 09, e saiba quantas vezes eles já caíram, onde eles já caíram, e como responder às questões.

 

ASPECTO 06

A Reclamação Constitucional como Instrumento para repelir violação ou desrespeito à Súmula Vinculante.

 

COMO RESPONDER À QUESTÃO?

Art. 103-A , § 3º da CF/88:

 

“Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial reclamada, e determinará que outra seja proferida com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso.”

 

QUANTAS VEZES ISSO JÁ CAIU?
08X (OITO VEZES)

 

ONDE ISSO JÁ CAIU?

Promotor de Justiça do MP/BA2015 (banca própria); Promotor de Justiça do MP/PR2015 (banca própria); Juiz do TJ/PA2014 (VUNESP); Juiz do Trabalho do TRT18/2014 (FCC); Promotor de Justiça do MP/SC2013 (banca própria); Defensor Público da DPE/AM2013 (FCC, duas vezes no mesmo concurso); Defensor Público da DPE/SP2012 (FCC)

 

ASPECTO 07

Não cabimento de ADI para que haja o cancelamento ou a revisão de Súmula Vinculante.

 

COMO RESPONDER À QUESTÃO?

A Súmula Vinculante tem procedimento especial para sua revisão ou cancelamento, conforme prevê o Art. 103-A, §2º da CF/88:

 

Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

§ 2º Sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula poderá ser provocada por aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

Razão pela qual não cabe o ajuizamento de ADI contra Súmula Vinculante.

QUANTAS VEZES ISSO JÁ CAIU?
02X (DUAS VEZES)

 

ONDE JÁ CAIU?
Juiz do Trabalho do TRT18/2014 (FCC); Juiz do TJ/SP2013 (VUNESP);

 

ASPECTO 08

Possibilidade da edição de Súmula Vinculante para interpretar normas municipais em face da Constituição Federal.

 

COMO RESPONDER À QUESTÃO?

Art. 103-A da CF/88: “O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.”

 

QUANTAS VEZES ISSO JÁ CAIU?
01X (UMA VEZ)

 

ONDE ISSO JÁ CAIU?
Defensor Público da DPE/AM2012 (FCC);

 

O QUE DE MAIS COMPLEXO A BANCA PODE TE COBRAR SOBRE ISSO?

Possibilidade de o Município propor a edição, cancelamento ou revisão de Súmula Vinculante de forma incidental, em um processo em que seja parte, sem suspender o processo principal.

 

Art. 3º, §1º da Lei 11.417/2006:

“O Município poderá propor, incidentalmente ao curso de processo em que seja parte, a edição, a revisão ou o cancelamento de enunciado de súmula vinculante, o que não autoriza a suspensão do processo.”

 

ASPECTO 09:

Requisitos para que haja a edição de Súmula Vinculante.

 

QUANTAS VEZES ISSO JÁ CAIU?
01X (UMA VEZ)

 

COMO RESPONDER À QUESTÃO?

Art. 103-A, §1º da CF/88: “A súmula terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica.”

 

ONDE ISSO JÁ CAIU?
Juiz do TJ/PR (NC-UFPR);

Defensor Público na área criminal no Estado da Bahia desde 2008.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -