sexta-feira, 26/julho/2024
ColunaDireitos (&) HumanosLegalidade autoritária no Brasil

Legalidade autoritária no Brasil

O Brasil atravessa atualmente um período de trevas sinalizado por violentas e sucessivas máculas à direitos fundamentais, fruto da existência de um regime político e jurídico autoritário que deixou suas terríveis marcas, não só na história brasileira, como também na forma como o país é conduzindo nos dias atuais, marcas estas que nem mesmo a justiça de transição foi capaz de apagar. Isto mesmo, estamos falando da ditadura civil-militar que assolou e assola nosso imaginário.

Os regimes autoritários possuem como característica marcante a integração entre as elites militares e o sistema de justiça, de forma que o direito e arbitrariedade passam a se desenvolver e caminhar no mesmo sentido.

A legitimação do poder autoritário, através do direito, ou, da legalidade, teve como condão deslegitimar a oposição, através de um arcabouço legislativo direcionado as necessidades de repressão do regime, havendo uma presença preponderante do sistema judiciário para dar uma aparência de realidade legalista, submetendo o “inimigo do estado” ao devido processo legal.

No Brasil, as marcas da legalidade autoritária, perpetrada pela ditadura, permanecem profundas mesmo após a transição para o regime democrático, isto porque, dos países sul-americanos submetido a ditadura, o Brasil teve a maior incidência do regime autoritário no sistema de justiça, com atenção especial à Justiça Militar.

Como resultado da influência do regime ditatorial nas estruturas do Estado, temos hoje um sistema de justiça marcado pela institucionalização da repressão, com uma polícia violenta e um Poder Judiciário pouco efetivo na defesa de direitos basilares, devendo aqui ser registrado como efeito direto do autoritarismo a devassidão da justiça penal brasileira, que reiteradamente pune e encarcera à população vulnerável, como forma de neutralizar o “indesejado”.

 


REFERÊNCIAS

BOITEUX, Luciana; CASARA, Rubens. Autoritarismo, Democracia e Poder Judiciário no Brasil. Megafón – La batalla de las ideas, n 6/1, mayo 2016. Disponível em:<https://www.clacso.org.ar/megafon/pdf/Megafon6_articulo1_Democracia_Poder.pdf >. Acesso em: 09.02.2018.

MORAES, Ana Luisa Zago de. Crimigração: A Relação entre Política Migratória e Política Criminal no Brasil. São Paulo: Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, 2016.

SCHINKE, Vanessa Dorneles. Judiciário e Autoritarismo: Estudo Comparado entre Argentina e Brasil. Ver. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 67, pp. 677 – 703, jul/dez. 2015. Disponível em: <https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/download/1718/163>. Acesso em: 09.02.2018.

TORELLY, Marcelo Dalmás. Decifrando padrões de legalidade autoritária na América do Sul. Sistema Penal e Violência, Porto Alegre, v.4, n. 1, p. 147 -150, jan/jun., 2012.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -