quinta-feira, 18/julho/2024
ModelosModelo de requerimento para colação de grau antecipada em universidade pública

Modelo de requerimento para colação de grau antecipada em universidade pública

Autonomia didático-pedagógica das instituições, conforme art. 207 da Constituição Federal, dá a possibilidade jurídica de cursar os dois últimos períodos concomitantemente em turnos diferentes; “driblando” as regras do MEC sobre o período de duração dos cursos.

 

ILMO. SR. PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ………………………………….

Fulano de tal, brasileiro, acadêmico do 8º período do curso de Direito nesta instituição, com matrícula ………. vêm à presença de Vossa Senhoria com fundamento no Artigo 207 da Constituição Federal e no Regimento Acadêmico de Graduação da apresentar o presente:

REQUERIMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU ANTECIPADA

 Fundamentado nos termos e nas razões anexas, e com os devidos documentos que o instruem, para fins de obtenção do grau de bacharel em direito antecipadamente com fins de acelerar sua progressão funcional no cargo público que ocupa que é do interesse deste requerente, conforme passa a explicar e fundamentar.

Local e data.

Nestes Termos,

Pede e espera o deferimento.

____________________________________

Fulano de Tal
Acadêmico do 8º Período do curso de Direito
Matrícula ……..

 

 

***quebra de página***

 

 

 

REQUERIMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU ANTECIPADA

 Ilustríssimo Senhor Pró-Reitor

Venho por meio deste requerer a Vossa Excelência a colação de grau antecipada no curso de Direito com fundamento no art. 207 da Constituição Federal e na disponibilidade de vagas nos turnos manhã e noite da instituição

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Declaro estar informado que, conforme o calendário acadêmico minha formatura encontra-se prevista para ……………. , onde me será oferecido de forma regular a participação na solenidade de colação de grau.

Para tanto, sendo de meu particular interesse, estou ciente de que a antecipação da solenidade ora requerida implica em cumprimento das exigências acadêmicas, as quais devem estar isentas de quaisquer pendências (lançamento dos resultados das avaliações, cumprimento das atividades complementares; quitação das obrigações junto à Biblioteca Central, entrega de cópia de documentos pessoais e/ou acadêmicos solicitados pela Secretaria; ENADE, quando houver; ata de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; nada consta da biblioteca.

Anexo documentos comprovando o cumprimento de todos esses requisitos.

E, pelas razões expostas, requer a Vossa Excelência que após obter parecer favorável da Coordenação do curso de Direito dê procedência a este requerimento permitindo o curso do 9º e 10º período juntos em turnos diferentes a fim de antecipar a colação de grau em Bacharel em Direito.

Termos em que confia no deferimento.

Local e data.

____________________________________

Fulano de Tal
Estudante de Direito – 8º Período
Matrícula ……………………

 

 

ANEXAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

  • nomeação em concurso público (portaria de nomeação) SE FOR O CASO
  • contração e/ou promoção para cargos de nível superior (documento do empregador atestando a contração e/ou promoção) SE FOR O CASO
  • aprovação em curso de pós graduação stricto sensu (lista de classificados) SE FOR O CASO
  • transferência ex officio (documento de solicitação da transferência) SE FOR O CASO
  • viagem ao exterior para estudos ou trabalho (documento da instituição de ensino ou do empregador atestando a realização da viagem) SE FOR O CASO
  • domicílio em outro estado (comprovante de residência compatível com a solicitação)
  • documentos relativos a situação financeira do requerente caso o requerimento se dê por nesse motivo
  • cópia do Documento de Identidade, com foto, contendo o nº do Registro Geral, exceto carteira de habilitação;
  • cópia da carteirinha
  • cópia do histórico
  • cópia da grade de curso (também tirada no SIGA)
  • cópia do comprovante de regularidade junto à Justiça Eleitoral;
  • – nada consta da biblioteca. (só pedir no balcão da biblioteca central com a apresentação da carteirinha)

 

Esse requerimento deve ser protocolado na Reitoria da Instituição. Muitas Universidades, sobretudo as Federais, o aceitam pois sempre têm disponibilidade de vagas em ambos os turnos de um mesmo curso e período. Quando não aceitam, de dão subsidiariamente a possibilidade de antecipar a colação deixando apenas a monografia para o último período o que já é uma mão na roda pra quem é de outra cidade, pois a orientação da monografia pode ser feita à distância, sendo necessário comparecer ao campus apenas no dia de sua defesa.

Esse tipo de requerimento não alcança instituições privadas pois além de envolver a questão financeira elas tem menos autonomia que as públicas quanto a contrariar as regras impostas pelas portarias do MEC.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida comentem.

Labor omnia vincit improbus!Aos 22 anos um advogado, servidor público e ser humano em construção. Acadêmico de Direito e estagiário em escritório de advocacia. Histórias mal contadas criam reputações erradas.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -