sábado, 27/julho/2024
ColunaCivilista de PlantãoDefeitos - Sentenças extra, ultra e citra petita

Defeitos – Sentenças extra, ultra e citra petita

No artigo de hoje, vamos falar sobre os defeitos nas sentenças.

 

Na sentença, o juiz deve conceder exatamente o requerido pelo autor, nem mais, nem menos, nem fora do que foi pedido. Este é o fenômeno chamado princípio da congruência, que se encontra no art. 460 do CPC.

Vale salientar que, apesar de ser a regra, há algumas exceções a este princípio. Sendo assim, o juiz poderá em algumas oportunidades, conceder algo que não fora pedido. Ex.: a fungibilidade nas ações possessórias.

 

Portanto, excluindo as exceções, haverá nulidade caso o juiz decida de forma diferente do pedido, hipóteses estas descritas abaixo:

a) Sentença extra petita: o juiz concede algo distinto do que foi pedido na petição inicial. Ex.: Há o requerimento de indenização por danos materiais, e na sentença é concedido somente indenização por danos morais.
Neste caso, o recurso cabível para sentença extra petita é a apelação, requerendo a anulação da sentença.

 

b) Sentença ultra petita: é aquela que o juiz ultrapassa o que foi pedido, ou seja, vai além dos limites do pedido. Ex.: Há o requerimento de indenização por danos materiais e o magistrado, em sentença, concede além dos danos materias, danos morais.
No presente caso, o recurso contra a sentença é a apelação, que não gera a anulação total da sentença, mas tão somente da parte em que o juiz extrapolou do pedido.

 

c) Sentença infra ou citra petita: é a sentença em que o magistrado concede menos do pedido. Ex.: o autor pede danos materiais e morais, porém o juiz somente analisa os danos materiais. Portanto, a sentença infra petita é aquela onde há clara omissão do juiz, cabendo embargos de declaração, para que seja suprida esta omissão.

 

Tipos de sentenças que violam o princípio da congruência. (Imagem retirada do site Direito Simplificado)
Tipos de sentenças que violam o princípio da congruência.
(Imagem retirada do site Direito Simplificado)

 

Bons estudos!

Colaborou com o MegaJuridico escrevendo alguns artigos sobre direito civil. Advogada, Membro da Comissão de Direito Civil da 116ª OAB-Jabaquara/SP, Pós-Graduanda em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. A resposta da núvem que está no meio, também é ultra petita, pois ele reconheceu o dano material e mais o dano moral; para ser extra petita, deveria ser conforme a explicação da letra “A” pediu X e o juiz deu Z, quando ele reconhece A e tbm Z é ultra petita,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -