sábado, 27/julho/2024

Pacto Antenupcial

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre o Pacto Antenupcial.

O pacto antenupcial nada mais é que um ato jurídico pessoal, formal, sendo indispensável a escritura pública, conforme art. 1.653 do Código Civil. Este também tem que ser legítimo (típico), pois os nubentes têm a sua autonomia limitada pela lei e não podem estipular que o pacto produzirá efeitos divergentes daqueles previstos pela norma jurídica.

O art. 1.653 do CC também dispõe que, o pacto é nulo se não seguir o casamento, ou seja, o matrimônio é condição suspensiva necessária para que este produza os reais efeitos. Sendo assim, se o casamento não for realizado, o pacto antenupcial será ineficaz.

pacto antenupcialVale ressaltar que, o pacto só terá efeitos perante terceiros após o devido registro, conforme art. 1.657 do CC, haja vista que, assim como o casamento é objeto de registro público, a lei também exige o registro do pacto antenupcial no registro de imóveis, para que surta os efeitos perante terceiros.

A eficácia a que se refere a nossa legislação pátria, somente diz respeito aos bens imóveis, sendo competente o registro imobiliário do domicílio dos cônjuges, devendo estes levarem ao registro imobiliário a escritura pública do pacto antenupcial e a certidão de casamento.

 

Até a próxima!

Bons estudos!

Colaborou com o MegaJuridico escrevendo alguns artigos sobre direito civil. Advogada, Membro da Comissão de Direito Civil da 116ª OAB-Jabaquara/SP, Pós-Graduanda em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -