Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE-RS) abre concurso para defensor público. As inscrições iniciam no dia 5 de agosto e vão até 3 de setembro.


Foi publicado o edital do IV Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira de Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul. Estão abertas 28 vagas para Defensor Público. O subsídio é de R$ 19.383,88.

A inscrição preliminar será feita exclusivamente pela Internet no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) a partir das 10 horas do dia 5 de agosto até às 14 horas do dia 3 de setembro, horário de Brasília.

DPE-RS

O valor é de R$ 235,00 e as hipóteses de isenção do pagamento estão especificadas no edital.

Para realizar a inscrição, o requisito básico é ser bacharel em Direito e ter exercido atividade jurídica pelo período de, no mínimo, três anos.

O prazo de validade do concurso será de um ano, prorrogável por mais um ano.
Do total das vagas, três serão reservadas para pessoas com deficiência, quatro para população negra e uma para população indígena.

O concurso será realizado em cinco fases.

A primeira fase consistirá na resolução de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta de 100 questões, com cinco alternativas cada uma, sendo 85 de Conhecimentos Jurídicos e 15 de Língua Portuguesa. A aplicação da prova, conforme cronograma provisório, está prevista para o dia 12 de outubro.
A segunda fase, também eliminatória e classificatória, será composta de provas dissertativas, abrangendo a resolução de questões discursivas e elaboração de peças jurídicas, previstas para os dias 10 e 11 de janeiro de 2015.
A terceira fase consistirá em provas orais sobre as disciplinas jurídicas de Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Administrativo.
Já a quarta fase compreenderá a realização da Prova de Tribuna sobre Direito Penal. A terceira e quarta fases também possuem caráter eliminatório e classificatório.
E, na última fase, de caráter eminentemente classificatório, os candidatos serão convocados a apresentar seus títulos em período e local de entrega divulgados em edital específico que será publicado no Diário Oficial do Estado.

 

Cronograma provisório:

05 de agosto de 2014 Início das inscrições a partir das 10 horas (exclusivamente via Internet)
 05 a 08 de agosto de 2014  Solicitação de isenção do pagamento do valor de inscrição
 08 de agosto de 2014  Encerramento das inscrições às 14h.
 12 de outubro de 2014  Aplicação da prova da 1ª Fase – PROVA OBJETIVA
 10 e 11 de janeiro de 2015  Aplicação da prova da 2ª Fase – PROVA ESCRITA DISSERTATIVA

O calendário das demais fases será publicado posteriormente em edital publicado no Diário Oficial do Estado e disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

 

Fonte: www.defensoria.rs.gov.br

Deixe uma resposta