Uma nova metodologia de ensino nas ciências jurídicas vêm com tudo e mais um pouco para facilitar e alegrar a nós, estudantes de direito, aliando a música e o conteúdo jurídico que por muitas das vezes é considerado chato pela galera (alguns são chatos mesmo mas o jeito é engolir o choro e estudar).

Direito e música

Pensando nisso, pessoas de notável saber jurídico e criatividade ilimitada decidiram colocar a cara à tapa e se arriscar num caminho antes desconhecido por muita gente da área jurídica: A construção de paródias. Todos nós sabemos que sempre existiram professores que faziam isso, por mais que eles sejam raríssimos, infelizmente. Mas, porém, contudo, entretanto e todavia, essa tática excelente chegou também para o público da web, trazendo para todos a oportunidade de aprender direito no melhor estilo musicalizado.

Direito de humor

O ensino jurídico através da música não se resume somente na questão de macetes jurídicos. Com vídeos humorísticos podemos ter uma noção mais engraçada a respeito da área e de suas inúmeras profissões. Aliás,  a respeito das inúmeras profissões que o Direito pode te oferecer, a mais requisitada e famosa é, sem sombra de dúvidas, a profissão de advogado. As pessoas até chegam a confundir direito com advocacia, quem nunca aqui foi perguntado(a) se estava cursando/fazendo advocacia? Pois é! I know that feel bro!

Vida de OABete, Advoguete e Estagiete

Então, sabendo disso, quem não se lembra da famosa paródia “Vida de OABete”? A paródia foi feita na época em que uma música de uma novela global estava fazendo bastante sucesso. A paródia conta com ar humorístico como é a vida de uma pessoa que batalha todos os dias para conseguir passar da temida e criticada prova da OAB. Se você não conhece essa paródia veja o vídeo abaixo! o/

A paródia foi elaborada há um ano pela boss, CEO, chefe e criadora da Pérolas Jurídicas, a Van! O vídeo ficou muito engraçado e mostra como é difícil chegar ao ponto de conseguir o que os oabeiros e oabeiras de plantão tanto querem: ADVOGAR!  Passo na primeira fase na segunda quebro a cara  ♫♫

 

O sucesso da paródia teve como consequência a criação de outras paródias jurídicas, a mais famosa foi a paródia chamada vida de advoguete. Essa eu não sei quem criou, mas a imagem foi compartilhada em diversas páginas jurídicas. Infelizmente ninguém teve coragem de criar um vídeo cantando ela : Cadê a coragem dos advogados, hein?

vida de advoguete

Além disso, os estagiários de direito não ficaram de fora da brincadeira! E assim surgiu a paródia vida de estagiete em homenagem aos bravos, estudiosos, disciplinados, focados, persuasivos, desbravadores dotados de notório saber jurídico e reputação ilibadíssima, isso mesmo, o futuro do ordenamento jurídico, os estudantes de Direito! Se você não viu a paródia não chore, veja abaixo:

http://youtu.be/DKjiWTyBuGY

Todo dia acordo cedo mas tô sempre sem dinheiro vou atrasada pro estágio com o vade mecum na mão ♫

Paródias jurídicas relacionadas ao ensino

As paródias jurídicas não se resumem somente na questão do humor jurídico, mas também o ensino jurídico! Existem canais que já caíram no gosto de nós estudantes de direito por usarem a internet para postar vídeo aulas excelentes. Canais como o Saber Direito, STF, Prova Final entre outros são os mais queridos. Porém, o setor de paródias jurídicas na internet leia-se youtube é uma área que está conseguindo ainda os pioneiros que vão de encontro às aulas tradicionais.

A utilização de paródias jurídicas para ensinar um determinado assunto é uma alternativa bem legal para ajudar na fixação de assuntos que algumas aulas chatas e monótonas acabam nos fazendo passar batido no assunto e muitas das vezes acabamos pensando que nunca estudamos aquele assunto.

Um dos canais com as melhores paródias é o Canal do Advogado Marlon Ricardo. O Marlon é colunista aqui no Pérolas Jurídicas, um cara sem precedentes, quanto mais o tempo passa, mais incríveis são suas paródias jurídicas. O Direito musicalizado é uma tática muito útil para aprender de uma forma mais eficaz!
Confira a sua coluna, com dicas rápidas de diversos assuntos, clique aqui.

Entre diversas paródias criadas pelo Marlon, destacamos: Concurso de Pessoas no ritmo de A Bela e o Fera.
Se você não viu, veja agora!

 

 

Será que a moda pega?

Meus amigos e minha amigas do mundo jurídico, se a moda vai pegar ou não só saberemos com o tempo. Vamos torcer para que mais pessoas entrem na onda das paródias jurídicas, seja pelo humor, seja para facilitar a fixação de assuntos ou seja para unir os dois ao mesmo tempo. Mas, com essas e outras diversas produções que estão espalhadas ai pela internet, podemos tirar uma conclusão: O Direito e a música formam uma ótima parceria!

Deixe uma resposta