sexta-feira, 26/julho/2024
ColunaCivilista de PlantãoContrato com pessoa a declarar

Contrato com pessoa a declarar

contrato

 

 

 

 

 

 

 

 

No artigo de hoje, vamos estudar sobre o contrato com pessoa a declarar.

Nessa espécie de contrato, o terceiro é pessoa que não tem interesse em apresentar-se de imediato no contrato, desde sua conclusão, somente posteriormente.

Sendo assim, no momento do surgimento do contrato, uma das partes pode reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que adquirirá os direitos e assumirá as obrigações contratuais (artigo 467 do Código Civil), salvo estipulado prazo pelos contratantes, a indicação deverá ser feita em 5 (cinco) dias da conclusão do contrato, conforme artigo 468, caput, do Código Civil.

Com efeito, o contrato continuará a vincular somente os contratantes originários, caso não haja a indicação da pessoa no prazo legal ou convencional e o nomeado se recusar a aceitar a indicação, conforme art. 470, I, do Código Civil.

Vinculará também somente os contratantes originários, se a pessoa nomeada era insolvente e a outra parte desconhecia o fato quando da indicação, bem como se o nomeado era incapaz no momento da nomeação (artigo 471 do Código Civil).

Vale relembrar que a vinculação de terceiros, somente se obrigará no contrato, se houver concordância destes.

 

Bons estudos!

Colaborou com o MegaJuridico escrevendo alguns artigos sobre direito civil. Advogada, Membro da Comissão de Direito Civil da 116ª OAB-Jabaquara/SP, Pós-Graduanda em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -