sexta-feira, 26/julho/2024
NotíciasTrabalhador é condenado ao pagamento de multa por litigância de má-fé e...

Trabalhador é condenado ao pagamento de multa por litigância de má-fé e indenização por danos morais à empresa

Um eletricista ingressou com ação buscando indenização por danos materiais, morais e estéticos, alegando ter sido vítima de um acidente de trânsito ao retornar do trabalho para casa.

Segundo seu relato, devido ao acidente, ele teve fraturas na tíbia e na fíbula.

Contudo, restou comprovado que no acidente de trajeto o empregado sofreu apenas leves escoriações e contusões superficiais, motivo pelo qual não lavrou o boletim de ocorrência, recusou atendimento médico e saiu dirigindo normalmente a sua motocicleta.

Na verdade, foi comprovado que o acidente que ocasionou as lesões mais graves, na tíbia e na fíbula, ocorreu cerca de um ano antes da contratação do trabalhador.

Por este motivo, o magistrado reconheceu a atuação temerária e condenou o Reclamante ao pagamento de indenização por danos morais e multa por litigância de má-fé.

Inconformado, o obreiro ingressou com ação rescisória, alegando erro de fato, pois supostamente estaria laborando em jornada excessiva, que o fez sofrer o acidente e, assim, tentou desconstituir a sentença que o condenou ao pagamento de multa e indenização ao empregador, porém, sem sucesso.

Constatando que não houve qualquer erro que justifique a modificação do julgado, o TST manteve a decisão, observando a conduta manifestamente temerária do trabalhador.

Segundo Ministro Douglas Alencar, relator do caso, a condenação do empregado deve ser mantida por conta da sua deslealdade processual, haja vista que a atuação das partes em cada processo deve se pautar em critérios de lealdade, não se tolerando alegações infundadas e inconsequentes que possam induzir o juízo a erro.

A multa para a litigância de má fé foi fixada em 1% do valor da causa (R$ 1.350,00) e a indenização por danos morais em 10% sobre o valor da causa (R$ 13.500,00).

Marcos Roberto Hasse
Hasse Advocacia

Graduado em direito na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC em (1995). Pós Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário (2002), pela UNIVILLE –Universidade da Região de Joinville/SC. Advogado atuante nas matérias de Direito Civil, Tributário, Previdenciário, Trabalhista e Ambiental. Foi professor na UNERJ – Universidade Regional de Jaraguá do Sul/SC, hoje Católica de Santa Catarina.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -