sexta-feira, 26/julho/2024
TribunaisPlano de previdência privada VGBL não integra base de cálculo do ITCMD

Plano de previdência privada VGBL não integra base de cálculo do ITCMD

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento a um Recurso Especial interposto pelo Estado do Rio Grande do Sul que tinha como objetivo ampliar a base de cálculo do ITCMD (Imposto sobre Transmissão, Causa Mortis e Doação), visando a inclusão dos valores recebidos pelos herdeiros a título de VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Os ministros entenderam que o plano VGBL tem natureza de seguro de vida e os valores auferidos pelos herdeiros não podem ser considerados como herança, aplicando-se as disposições do artigo 794 do Código Civil.
Art. 794. No seguro de vida ou de acidentes pessoais para o caso de morte, o capital estipulado não está sujeito às dívidas do segurado, nem se considera herança para todos os efeitos de direito.

Importante frisar que a decisão é inédita, já que é a primeira vez que o STJ analisa o tema.

O contribuinte precisa estar atento e buscar auxílio de profissional devidamente habilitado para preenchimento e pagamento correto do ITCMD, sob pena de recolher aos cofres públicos valores superiores aos que são efetivamente devidos, haja vista que muitos estados brasileiros editaram leis prevendo a tributação sobre os valores aportados em VGBL.

Por fim, aos contribuintes que tenham efetuado o recolhimento a maior do ITCMD é possível verificar a viabilidade de restituição, desde que o recolhimento tenha ocorrido nos últimos 5 (cinco) anos.

Marcos Roberto Hasse
Hasse Advocacia

Graduado em direito na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC em (1995). Pós Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário (2002), pela UNIVILLE –Universidade da Região de Joinville/SC. Advogado atuante nas matérias de Direito Civil, Tributário, Previdenciário, Trabalhista e Ambiental. Foi professor na UNERJ – Universidade Regional de Jaraguá do Sul/SC, hoje Católica de Santa Catarina.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -