sexta-feira, 26/julho/2024
NotíciasSTF muda jurisprudência e permite prisão a partir da decisão de segunda...

STF muda jurisprudência e permite prisão a partir da decisão de segunda instância

Em decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na sessão desta quarta-feira (17/02) mudar a jurisprudência Corte e permitir a prisão de condenados a partir da decisão de segunda instância.

stf_fotorcreated
Estava em questão o HC 126.292, que discute a legitimidade de ato do TJ/SP que, ao negar provimento ao recurso exclusivo da defesa, determinou o início da execução da pena.
No HC ao STF, a defesa alegou que o Tribunal ao decretar a prisão sem qualquer motivação, constituiu flagrante constrangimento ilegal, tendo em vista que o magistrado de primeiro grau permitiu que o réu recorresse em liberdade.

O relator do processo, ministro Teori Zavascki, levantou a questão, votando a favor da mudança da jurisprudência, no que foi prontamente seguido pelos ministros: Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

O ministro Marco Aurélio seguiu a divergência para manter entendimento de que sentença só pode ser executada após o trânsito em julgado da condenação, votando contra a mudança da jurisprudência, seguido pelos ministros: Celso de Mello, Lewandowski e Rosa Weber.

Sendo assim, de acordo com o atual entendimento do STF permite-se a prisão de condenados após a confirmação da sentença pela segunda instância.

Sendo assim, o STF se reposicionou sobre o princípio da não culpabilidade passando a permitir a imediata execução da pena em caso de confirmação da condenação criminal pela segunda instância, ainda que pendentes REsp e RExt e sem precisar fundamentar a prisão nos requisitos do art 312 do CPP.

 

O professor Rogério Sanches Cunha fez um vídeo a respeito.
Vale a pena conferir:

 

Confira o HC 126.292

 


Com informações do Conjur, STF e Migalhas.

CEO / Diretora Executiva do Megajuridico. | Website

Advogada com atuação especializada em Direito de família e sucessões. Designer. Apaixonada por tecnologia e inovação, gosta de descomplicar o direito através do Legal Design e Visual Law.
Diretora de Inovação da OAB/RJ NI. Presidente da Comissão Especial de Legal Design e Inovação Jurídica da OAB/RJ NI. Diretora adjunta de Comunicação da ANACRIM/Baixada.
Mediadora judicial certificada pelo TJRJ e CNJ. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -