CFOAB aprova repescagem no Exame de Ordem! Finalmente!
Plenário da OAB formalmente aprova a repescagem no Exame de Ordem! Valerá uma única vez e no Exame de Ordem imediatamente seguinte. As mudanças entrarão em vigor na data da publicação do provimento e com validade apenas para os Exames seguintes. Certamente passará a valer para o XII Exame de Ordem.

Nesta terça-feira (01/10) o Conselho Federal da OAB (CFOAB) aprovou formalmente a mudança no atual provimento 144/11, ou seja, novas regras para o Exame da OAB, entre elas:

  1. A implantação do aproveitamento da 2ª fase, ou seja, caso o candidato reprove em uma 2ª fase, ele teria o direito a refazer a próxima 2ª fase do Exame de Ordem sem precisar fazer a 1ª fase novamente;
  2. A publicação do padrão de resposta, que seria preliminar, no mesmo dia da prova da 2ª fase.
  3. Serão públicos os nomes das pessoas que compõem a banca examinadora. A OAB passará a divulgar os nomes do membros da coordenação do Exame de Ordem e da Banca Recursal, como também os nomes dos Coordenadores da FGV envolvidos com a prova.

Pleno do CFOAB aprova repescagem no Exame de Ordem

A repescagem é um projeto antigo da atual diretoria do CFOAB e já havia sido aprovada pelo Colégio de Presidentes.

A repescagem valerá da seguinte forma:
Se o candidato reprovar na 2ª fase, poderá fazer a próxima 2ª fase, sem passar pela 1ª fase novamente, mas apenas uma única vez e valerá somente para o exame seguinte. Se não for no Exame seguinte, o candidato perderá o direito.
O candidato deverá pagar a inscrição para fazer a repescagem, apesar de o valor ainda não estar definido, ao que parece, deverá ser proporcional ao custo da 2ª fase.

cfoab aprova repescagem
Imagem: Maurício Gieseler(EO)

Estas mudanças constarão no próximo edital, que está previsto para ser publicado no dia 4 de novembro.

Confira o calendário da próxima edição:

 

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Publicação do Edital de Abertura 04/11/2013
Período de Inscrição 04/11/2013 a 19/11/2013
Prova Objetiva – 1.ª fase 08/12/2013
Prova prático-profissional 02/02/2014

 

O que você achou dessas mudanças? Deixe sua opinião!

2 COMENTÁRIOS

  1. XUTEI, MAIS PAÇEI, XUPA FGV!!! Agora tenho seis meses para estudar exclusivamente para a 2 Fase com conteúdo mais reduzido, impossível agora é não conseguir a Carteirinha da OAB só para trocar o Corsa…

Deixe uma resposta