segunda-feira, 24/junho/2024
LegislaçãoLei 12.830/13 dispõe sobre investigação criminal por delegados de polícia

Lei 12.830/13 dispõe sobre investigação criminal por delegados de polícia

Foi sancionada nesta quinta-feira, 20, pela presidente Dilma Rousseff, a lei 12.830/13, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia. Publicada no DOU de 20/6, a norma estabelece regras para a atuação da polícia judiciária no âmbito investigatório.

lei dispõe sobre investigação delegados de policia

A lei afirma, em seu páragrafo 1º que ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, “cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais“.

Lei dispõe sobre investigação por delegados de polícia

Dispõe ainda que o inquérito policial só poderá ser redistribuído mediante despacho fundamentado, por interesse público ou nas hipóteses de “inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação“.(§2º)
A lei ainda trata da redistribuição do inquérito e outros procedimentos em curso, que ficará a cargo do superior hierárquico, “mediante despacho fundamentado, por motivo de interesse público ou nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação (§ 4º)”. Também assegura que a remoção do delegado se dará somente por ato fundamentado (§5º).

Quanto ao exercício da função de delegado, ressalta-se que esta é privativa de bacharéis em Direito e que deve ser dispensado aqueles que a desempenham o mesmo tratamento protocolar dado aos magistrados, membros da Defensoria Pública e do MP.

Confira no link abaixo a íntegra da lei.
Lei 12830/13

Fonte: www.migalhas.com.br

Perfil editorial do Megajurídico, criador e editor de conteúdo.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -