Governo proíbe acesso a informações sobre gastos de Dilma em viagens ao exterior

Segundo informações de Vitor Sorano, do IG-SP, o governo colocou sob sigilo as informações e os dados relativos a viagens da presidente Dilma Rousseff – e de seu vice, Michel Temer – ao exterior.

A decisão ocorre em um contexto de severas críticas às despesas exorbitantes da presidente, como a hospedagem desnecessária em hoteis de luxo na Itália, na Etiópia, entre outros. Há contumazes críticas, também, quanto ao tamanho das comitivas.

De forma negativa, a decisão se contrapõe à emergência da Lei de Acesso à Informação, a qual tem como princípio basilar a preponderância da publicidade por sobre o sigilo.

Extratos de uma comunicação classificada do Itamaraty determinam que todos os expedientes e documentos relacionados a visitas ao exterior, por Dilma ou por seu vice, sejam reclassificados (desde a posse, até viagens que vier a fazer).

Como categoria mínima, receberão a classificação de “reservados”, a qual impõe o sigilo de ao menos  5 anos após a sua produção. É possível a reclassificação para secretos (15 anos de sigilo) ou ultrassecretos (25 anos de sigilo).

A confidencialidade poderá ser levantada após a destituição do cargo. Segundo uma fonte, a preocupação com o resguardo de informações sobre gastos é singular: frisa-se a frequência dos temos “faturas” e “boletos”.

Qual é a sua opinião a respeito? É um meio de resguardar a privacidade da presidente? Uma forma de lhe dar maior liberdade no exercício do cargo? Uma medida descabida, autoritária e antidemocrática, pois impede o acesso, pelos cidadãos, a informações sobre como o dinheiro dos mesmos está sendo gasto, possibilitando a fiscalização, o debate público e o controle? Manifeste sua opinião e contribua para a formação do diálogo democrático.

Fonte: Folha Política

Redação
Redação
Perfil editorial do Megajurídico, criador e editor de conteúdo.
[fbcomments]

2 comentários em “Governo proíbe acesso a informações sobre gastos de Dilma em viagens ao exterior

  1. O Governo deveria dar um belo exemplo e começar pelo sigilo das viagens da Sra. Dilma e seu Vice !!! Isso é direito a informação !? Eu estou louco ou ontem naquele stand up de 10 minutos em cadeira nacional, ela disse que pretende abrir a informação para todos os poderes !? Acorda Brasil #vemprarua

  2. O Governo deveria dar um belo exemplo e começar pelo sigilo das viagens da Sra. Dilma e seu Vice !!! Isso é direito a informação !? Eu estou louco ou ontem naquele stand up de 10 minutos em cadeira nacional, ela disse que pretende abrir a informação para todos os poderes !? Acorda Brasil #vemprarua

Deixe uma resposta