Entre os 10 melhores Estados no ranking da OAB, 5 são do Nordeste

ranking da oab

 

A pesquisa realizada pela própria banca organizadora mostrou que, em números absolutos, os Estados do Nordeste e Sul são os melhores no Ranking da OAB.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV – realizou uma pesquisa com base em dados dos aprovados entre a II e  a X edição e divulgou os dados conforme pode ser visto na imagem abaixo:

 

Ranking da OAB

 

 

O índice de aprovação de candidatos cearenses no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é superior quando comparado à média nacional. Os dados apresentados pela Fundação Getúlio Vargas apontam que desde a realização da II à X edição do Exame de Ordem, o Estado do Ceará sempre esteve acima da média quanto aos candidatos aprovados na primeira tentativa, aprovados na prova objetiva, média de aproveitamento na prova objetiva por Secional e aprovação geral.

 

Como podemos notar na tabela, os Estados que possuem os melhores índices de aprovação no exame da ordem dos advogados do Brasil – OAB – são em sua maioria compostos por Estados do Nordeste e da região sul do País. Nas últimas colocações encontram-se os Estados do Norte.  O destaque fica para o Estado do Ceará na primeira posição entre todos os demais Estados da federação com índice de 54,9% de aprovação em ambas as fases seguido pelos Estados do Rio Grande do Sul (51,2%), Minas Gerais (50,6%), Paraná (50,3%) e Sergipe (50,2%).

 

O índice de aprovação em números absolutos da OAB não faz distinção entre bacharéis que estudam em IES Particulares, Federais ou Estaduais. Isso mostra que nos Estados com as melhores posições, ambas as IES possuem um bom nível em relação às demais independentemente de ter caráter público ou privado. Esperamos que continue assim e que os Estados do Norte vejam o índice como um sinal de alerta para implantação de mudanças para melhorar em suas colocações.

 

 

Fontes: OAB/CE e PEO

Henrique Araújo
Henrique Araújo
Sergipano; Componente do grupo de pesquisa Educação, sociedade e Direito (CAPES/CNPQ); Advogado; Eterno estudante de Direito; Coautor do livro: Ensaios de Direito Constitucional - Uma homenagem a Tobias Barreto; Fã de xadrez e ficção científica.
[fbcomments]

Deixe uma resposta