sexta-feira, 26/julho/2024
ColunaCivilista de PlantãoCondomínio - Excesso de barulho no apartamento vizinho? O que fazer?

Condomínio – Excesso de barulho no apartamento vizinho? O que fazer?

O excesso de barulho aos vizinhos podem ter diversas origens, como, latido de cachorro, reforma nos apartamentos, som com volume elevado, instrumentos musicais, etc.

O que muitos não sabem, é que a poluição sonora é uma grave infração aos deveres de vizinhança, tendo em vista ser um grande prejuízo a saúde e ao sossego dos demais condôminos.

Primeiramente, todos tem o direito de fazer, ou de não fazer, em sua residência o que bem entender, desde que não causem nenhum prejuízo ou dano, à tranquilidade do seu vizinho.

vizinho-conddominio

Vale salientar que, a maioria das pessoas partem da premissa que o barulho só é proibido após às 22:00 horas, todavia é um grande engano, tendo em vista que o barulho excessivo, deve ser evitado a qualquer hora do dia, na medida que lesa o sossego alheio.

Com efeito, é necessário atentar-se ao horário estabelecido no Regulamento Interno do Condomínio, principalmente no caso de mudanças ou reformas.

Se houve a constatação de excesso de barulho em seu condomínio, este deverá ser reprimido, e o síndico deverá seguir o que está estabelecido no Regulamento Interno ou na própria Convenção deste, aplicando primeiramente uma advertência ao condômino e em caso de reincidência, a aplicação de multa.

Nesta seara, o art. 1.277 do Código Civil entende que:

” O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”.

 

Sendo assim, é necessário utilizar o bom senso e se conscientizar que caso o sossego não seja restabelecido, dará margem a uma possível ação judicial.

Colaborou com o MegaJuridico escrevendo alguns artigos sobre direito civil. Advogada, Membro da Comissão de Direito Civil da 116ª OAB-Jabaquara/SP, Pós-Graduanda em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -