Advogados e advogadas de todo o país poderão baixar aplicativo no celular para ter acesso à carteira digital da OAB.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou, na segunda-feira (10), a criação do cartão de identidade digital do advogado.

A novidade implicará na atualização do regulamento geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, no capítulo V, intitulado Da identidade profissional, para estabelecer a possibilidade de emissão do documento de forma digital.

O aplicativo “Documento Digital OAB” está disponível para download, na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android).

De acordo com o dispositivo aprovado, a sistematização do fornecimento do cartão digital será agora disciplinada pela diretoria do Conselho Federal.

O documento eletrônico terá os mesmos dados e informações da carteira física da OAB e representa uma facilidade para a advocacia, que poderá ter acesso à identificação no próprio celular, de forma completamente segura. A preocupação com a proteção de dados é um dos pilares do novo aplicativo, que conta com autenticação em dois fatores para a validação da carteira digital.

 

Como baixar e fazer a sua:

Baixe e instale o aplicativo disponível na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android)

App Store: https://apps.apple.com/br/app/documento-digital-do-advogado/id1497403472

Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.oab.documento_digital

Após baixar e instalar o aplicativo, os advogados preenchem os dados e o próprio sistema encaminhará um código para autenticação por e-mail ou por mensagem, para o telefone e o endereço eletrônico registrados no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA). Para isso, é essencial que os advogados mantenham os dados do CNA atualizados. Se for necessário realizar alguma alteração, o contato deve ser feito com as seccionais.

Após a autenticação em dois fatores, o advogado terá acesso às inscrições (principal e suplementares) e poderá escolher qual documento eletrônico pretende gerar. Não há limite e o profissional poderá emitir a carteira digital de todas as suas inscrições na OAB.

Somente quem possui o documento físico poderá emitir a identificação digital, que valerá também para os estagiários. Todos os documentos gerados pelo aplicativo terão as mesmas informações (nome, filiação, data de nascimento, naturalidade, RG, CPF, foto e assinatura) da identificação física.

Deixe uma resposta