Pensar em saúde, em tempos de Coronavírus, é pensar em Giovanni Berlinguer: médico, acadêmico e político italiano. Suas bases teóricas, aliadas a atuação concreta como militante da reforma sanitária italiana e em vários outros países, em particular no Brasil e na América Latina, fizeram dele uma das maiores referências no campo da saúde coletiva em termos globais.

Sua análise histórica da saúde e da política, compreende as diferentes realidades cronológicas de mundo: as forças lentas da história, por vezes imperceptíveis, e os chamados “movimentos rápidos” da vida cotidiana, como se dá no tempo presente com a pandemia do Covid-19, e que configuram, quando articuladas, as chamadas “descontinuidades históricas”.

Não cabe aqui discorrer sobre a trajetória acadêmica do ilustre professor e sanitarista, porém, uma de suas análises merece ser relembrada: trata-se da obra “Minhas pulgas ou como, através delas, me envolvi com a ciência” (publicada no Brasil pela editora Cebes-Hucitec), cujo objeto de estudo inclui a peste negra da Europa. Uma de suas críticas, destaca quão nociva foi a religião para o enfrentamento daquela pandemia.

Com a clareza textual que lhe era peculiar, o autor explica que antes do surgimento da peste, os gatos eram, em boa medida, vistos como seres divinos. Até mesmo nos monastérios, hostis a todo ser vivo do sexo feminino, fazia-se exceção às gatas.

Na Alemanha, para homenagear sua fecundidade, associavam-se as gatas ao culto de Fréia, a deusa do amor, organizando-se orgias com símbolos felinos.

Tal situação, desencadeou reações religiosas que impunham, sob o pretexto de erradicar tais costumes sexuais, a destruição de antigas crenças, incluindo a eliminação física dos gatos.

As “bruxas”, não se pode esquecer, eram obrigatoriamente queimadas com seus felinos.

Entretanto, quando as relações comerciais da Europa se intensificaram e os navios do Oriente atracaram em portos europeus, bandos de ratos negros, esfomeados e empestados, não encontraram seus predadores; as populações encontravam-se desprotegidas e seus aliados (os gatos) haviam sido exterminados.

Assim, a Idade Média morreu vítima de suas crenças e superstições. Até a igreja (representante do poder político nos tempos medievais), que as alimentava foi atingida.

A peste, contudo, atingiu de fato mais duramente os cristãos que os árabes porque aquela religião condenava a limpeza do corpo.

No Brasil, ainda se insiste nessa pretensa superioridade da “moral cristã” com relação ao oriente, especialmente representada hoje, pela chamada “bancada da bíblia”.

Nega-se a ciência e o poder instituído, afirmando-se com certo pesar que a religião perdeu espaço para aquela.

O campo progressista, é preciso lembrar, sempre foi permeável à ingerência direta da religião nas questões políticas (a Marcha da Família com Deus pela Liberdade é um de seus exemplos). Mas sejamos sinceros: nada se compara com os dias atuais.

Em tempos de Covid-19, “pregadores” convocam a presença de seus fiéis nos templos e nas ruas, agindo de forma deliberada contra qualquer preceito científico; o jejum passa a ser quase uma política estatal; afirma-se não existir qualquer confirmação de morte por tal enfermidade; questionam-se orientações internacionalmente comprovadas por experiências históricas recentes das formas de conter a peste

Felizmente, não mais se condena a limpeza do corpo como nos tempos medievais; tampouco matamos os gatos como também se fazia. Contudo, convenhamos: não caminhamos tão bem assim.

É preciso abrir os olhos para uma nova peste negra. A Idade Média se avizinha.

 

Eduardo Cazelatto

Advogado, é especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS e mestrando em Direito da Saúde: dimensões individuais e coletivas pela Universidade Santa Cecília – UNISANTA.

Amélia Cohn

Socióloga, é mestra e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo; foi professora associada pela Universidade de São Paulo. Autora entre outros, de “Cartas ao Presidente Lula – bolsa família e direitos sociais”. Atualmente é professora do programa de Mestrado em Direito da Saúde: dimensões individuais e coletivas da Universidade Santa Cecília – UNISANTA.

 

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