domingo, 23/junho/2024
ArtigosTransação X Suspensão Condicional do Processo

Transação X Suspensão Condicional do Processo

 

Em dose dupla você vai aprender os detalhes destes dois institutos trazidos ao Direito Penal pela lei 9.099/95: a Transação e a Suspensão Condicional do Processo.

 

 

Assista o vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=pHFpTz609bY]

 

Complementando:
STF Súmula nº 696

Reunidos os pressupostos legais permissivos da suspensão condicional do processo, mas se recusando o Promotor de Justiça a propô-la, o Juiz, dissentindo, remeterá a questão ao Procurador-Geral, aplicando-se por analogia o art. 28 do Código de Processo Penal.

 

Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais)

Art. 28. As disposições do art. 89 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, aplicam-se aos crimes de menor potencial ofensivo definidos nesta Lei, com as seguintes modificações:

I – a declaração de extinção de punibilidade, de que trata o § 5° do artigo referido no caput, dependerá de laudo de constatação de reparação do dano ambiental, ressalvada a impossibilidade prevista no inciso I do § 1° do mesmo artigo;

II – na hipótese de o laudo de constatação comprovar não ter sido completa a reparação, o prazo de suspensão do processo será prorrogado, até o período máximo previsto no artigo referido no caput, acrescido de mais um ano, com suspensão do prazo da prescrição;

III – no período de prorrogação, não se aplicarão as condições dos incisos II, III e IV do § 1° do artigo mencionado no caput;

IV – findo o prazo de prorrogação, proceder-se-á à lavratura de novo laudo de constatação de reparação do dano ambiental, podendo, conforme seu resultado, ser novamente prorrogado o período de suspensão, até o máximo previsto no inciso II deste artigo, observado o disposto no inciso III;

V – esgotado o prazo máximo de prorrogação, a declaração de extinção de punibilidade dependerá de laudo de constatação que comprove ter o acusado tomado as providências necessárias à reparação integral do dano.

Advogado Criminalista e Professor de Direito Penal.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. QUE O DEUS TODO PODEROSO, CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA E TUDO QUANTO NELA HÁ, POSSA FLUIR MUITOS CONHECIMENTOS EM FACE DESSA DUPLA EM NOME DE JESUS.

Comments are closed.

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -