sexta-feira, 26/julho/2024
TribunaisSTJ: É possível dispensar corpo de delito para condenar por violência doméstica

STJ: É possível dispensar corpo de delito para condenar por violência doméstica

Embora o exame de corpo de delito deva, como regra, ser produzido para a configuração do delito de lesão corporal ocorrido no contexto de violência doméstica, já que se trata de infração que deixa vestígios, admite-se que a materialidade possa ser comprovada por outros meios, como laudos médicos de profissional de saúde.

Com esse entendimento, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento a recurso de uma mulher que foi condenada com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) por agredir a própria irmã.

A defesa sustentou que não há provas da materialidade da lesão corporal leve em situação de violência doméstica e familiar, pois a vítima não se submeteu a perícia. O Tribunal de Justiça de Alagoas, por sua vez, entendeu que é possível usar outros elementos para fazer essa comprovação.

Relator no STJ, o desembargador convocado Olindo Menezes concordou. Ele destacou que o exame de corpo de delito deve, como regra, ser produzido para a configuração do delito de lesão corporal, mas ressaltou que se admite que a materialidade possa ser comprovada por outros meios.

Para o TJ-AL, bastaram os depoimentos das testemunhas e um relatório médico que informou que a vítima sofreu “lesão de bordas regulares, aprox. 07 cm (entrada) e 05 cm (saída) com sangramento arterial pulsante e fragmento ósseo”.

A decisão da 6ª Turma foi unânime, conforme a posição do relator. Ele foi acompanhado pelos ministros Laurita Vaz, Sebastião Reis Júnior, Rogerio Schietti Cruz e Antonio Saldanha Palheiro.

AREsp 1.874.301

Perfil editorial do Megajurídico, criador e editor de conteúdo.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -