sexta-feira, 26/julho/2024
ColunaAdministrativoPrincípios atinentes aos serviços adequados à luz da Lei 8987/95

Princípios atinentes aos serviços adequados à luz da Lei 8987/95

Olá,  meus caros  amigos! Vamos iniciar o ano de 2016 com um tema muito interessante, os princípios constantes dos serviços públicos, que estão presentes no Art. 6º, § 1º da Lei 8987/95. Tal norma, trata do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, mencionado no Art. 175 da Constituição Federal.

Em primeiro lugar, cabe breve revisão dos temas concessão e a permissão. Ambas se assemelham quanto a finalidade, pois, ambas visam descentralizar a prestação de serviços públicos, passando assim a ser realizado por particulares. Lembremos que a descentralização ocorre quando o Poder público transfere para um particular ou para a Administração Indireta a execução uma determinada prestação de serviço. Feito isso, cabe à Administração pública controlar e fiscalizar o serviço descentralizado, contudo, não há relação de hierarquia entre o ente descentralizador e o particular que recebeu a incumbência.

De acordo com o texto legal, as concessões ou permissões devem prestar serviços adequados ao pleno atendimento dos usuários, obedecendo sempre a previsão contratual.

Para que os serviços sejam prestados de forma adequada, faz-se necessário que sejam respeitados os princípios previstos no Art. 6º, § 1º da lei 8987/95, vejamos:

§ 1º. Serviço adequado é que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

Princípio da regularidade: De acordo com tal princípio, o serviço público deve ser prestado de acordo com aquilo que foi determinado em contrato pelo Poder Público, tais cláusulas são  necessárias ao pleno atendimento das necessidades do usuário e portanto, devem ser fielmente cumpridas pela concessionárias  e permissionárias.
Princípio da eficiência: Tal princípio está previsto no Art 37 da Constituição, diz respeito a prestação do serviço público com competência e sem desperdícios. Dora Maria de Oliveira Ramos faz a seguinte consideração acerca do tema:

A eficiência pretendida pelo texto constitucional (art. 37, caput) não se esgota na adoção pelo Poder Público de procedimentos formalmente corretos. A sociedade aspira a que a Administração adote os métodos mais apropriados, dentro de avançados padrões técnicos. O administrador não será responsabilizado se o resultado não for o esperado, mas apenas se não diligenciou para que a Administração adotasse todos os procedimentos ao seu alcance para obter o melhor intento. O que se exige é que a Administração trabalhe com qualidade, opere de forma a colocar à disposição da sociedade os avanços tecnológicos próprios da modernidade, esteja voltada para o atendimento satisfatório das necessidades do todo coletivo. A correção dos métodos será determinante na obtenção dos melhores resultados

Atualidade: A definição de tal princípio está muito bem delineada no Art 6º,§2º : A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.

Generalidade: Diz repeito ao alcance do serviço, tal princípio prevê que o mesmo seja  aberto a todos.

Cortesia: Prevê que os serviços públicos atendam as demandas de forma adequada, adaptando a prestação quando necessário. Podemos citar como exemplo, o esquema de segurança e aumento do horário de funcionamento de metrôs e ônibus por ocasião das festas públicas de “réveillon” .

Modicidade das Tarifas: Para tal princípio, as tarifas cobradas dos usuários deve ser de valor razoável, para que todos tenham acesso ao serviço de forma isonômica.

Princípio da segurança: Segundo tal princípio,o serviço público jamais poderá ser prestado de modo a  colocar em risco a vida dos usuários, os administrados devem ter sua segurança assegurada. Caso o perigo  seja da natureza do serviço prestado, devem ser tomadas todas as medidas possíveis para que a integridade física do usuário seja assegurada.

 

Bem amigos, este foi o tema do dia,espero que tenham gostado.
Aproveito para desejar-lhes um Feliz 2016, que os sonhos se tornem reais.
Grande abraço e vamos gabaritar administrativo!

Advogada,pós-graduanda em Direito Administrativo. Apaixonada pelo Direito,afinidade com Administrativo e Direitos Humanos.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -