Por que devo fazer estágio?

Olá, leitores do site MegaJurídico. É com o sentimento de realização que agradeço a oportunidade de compartilhar minhas histórias e aventuras de estagiária na selva amazônica.
Meu nome é Luana, tenho 21 anos e atualmente estagio em um Distrito integrado de polícia em Manaus.  Curso o 6° período de Direito e quero dividir com vocês a saga de estagiar, estudar e viver ao mesmo tempo.

Sempre me perguntei por qual motivo, nós estudantes, deveríamos passar por esse processo tão amado e ao mesmo tempo odiado, que é o Estágio. A resposta pode parecer óbvia, mas eu só constatei depois que a vivenciei então, decidi iniciar esta coluna enumerando cinco razões pelas quais “VOCÊ DEVE FAZER ESTÁGIO”

 

Cinco razões pelas quais você deve fazer estágio:

  Primeiramente, o estágio te permitirá identificar se essa é a área profissional que você realmente quer. Antes de estagiar eu odiava as matérias de Direito Penal, Processo Penal ou qualquer coisa do gênero.  Achava que o ramo jurídico que eu seguiria seria relacionado a causas cíveis, trabalhistas ou administrativas. Sim, eu achava! Porém o meu estágio me proporcionou a conhecer o Direito Penal na prática e hoje a certeza da minha vida é que eu quero ser Delegada de Polícia! Ironias do destino.

  Você vai ganhar experiência nas áreas mais improváveis. Afirmo isso, porque além de você ganhar experiências jurídicas você também aprenderá a sair de situações imprevisíveis. No meu dia-a-dia aparecem pessoas com problemas psicodélicos! Foi o caso de uma mulher que queria prestar uma queixa contra a rede globo por plágio por um motivo que até hoje estou tentando descobrir. Nem a ela mesma soube explicar. A experiência adquirida no caso foi que, tenho que resolver o problema dos outros por mais que eles não passem de uma esfera ideológica.

3º Aprenderá a lidar com a subordinação.  “Subordinação é o estado de um  indivíduo que não tem a tal liberdade para tomar suas próprias decisões”  você aprenderá a ouvir mais e a falar menos.  Você jamais  poderá esquecer que você está na qualidade de aprendiz. Não significa que você não poderá dar uma opinião, pelo contrário, conforme o passar do tempo você adquirirá a maturidade necessária para expor determinados pontos de vista. Só é preciso escolher a hora certa de expô-las.

4º  Aprenderá que nem todo mundo é igual a você. Pode parecer um pouco clichê, mas em um ambiente de trabalho as diferenças ficam mais evidentes.   No meu estágio são quatro meninas, tem uma que não suporta dar “BOM DIA”, a outra é a sensibilidade em pessoa!  Eu tive que aprender a aceitar a cada uma. Uma vez ao mês nós fazemos uma reunião para dar sugestões sobre os aspectos em que cada uma pode melhorar. Com isso você aprender a ser flexível e a valorizar o trabalho dos outros estagiários.

  Aprenderá que o sistema é falho.  Fiz questão de colocar esse tópico porque ele é mais uma crítica do que uma sugestão. Não sei como funciona o critério de seleção dos estagiários em delegacias no restante do Brasil. Aqui na minha cidade o critério é não ter critério algum. Entrei tendo acesso a informações sigilosas e mal me perguntaram se eu cursava nível superior e se eu tinha conta em um determinado banco. Sem contar com a falta de segurança dos estagiários que registram os boletins de ocorrência, porque se ocorre uma tentativa de fuga será um salve-se quem puder (espero que a minha mãe não esteja lendo isso). Poderiam ser tomadas medidas?  Sim. Mas essa conversa vai ficará para outra hora.

Então é isso queridos, espero que tenham gostado e que continuem  acompanhando os outros artigos!

Avante nesta trilha para que um dia a culpa deixe de nós pertencer porque por enquanto ela ainda é e sempre será nossa!

*Luana Mello, colaborou com nosso site por meio de publicação de conteúdo. Ela é estudante de Direito, e além da faculdade, ainda estuda para concursos públicos.

envie-artigo-pj

Colaboradores
Colaboradores
Este perfil é reservado para publicação de artigos de colaboradores e material dos leitores enviados ao Megajurídico. Você pode enviar seu artigo para ser publicado. Leia a página PARTICIPE e saiba mais.
[fbcomments]

2 comentários em “Por que devo fazer estágio?

Deixe uma resposta