sexta-feira, 26/julho/2024
AdvocaciaComo elaborar a petição inicial no processo civil

Como elaborar a petição inicial no processo civil

Por Fagner Pias*

Prezados leitores!
Trataremos hoje acerca da principal peça processual, a petição inicial. Veremos como elaborar a petição inicial no processo civil.

Antes de mais nada devemos observar o disposto no artigo 282 do CPC, o qual nos ensina os pressupostos básicos da petição inicial.

“Art. 282. A petição inicial indicará:
I – o juiz ou tribunal, a que é dirigida;
II – os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu;
III – o fato e os fundamentos jurídicos do pedido;
IV – o pedido, com as suas especificações;
V – o valor da causa;
VI – as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados;
VII – o requerimento para citação do réu”

como elaborar peticao inicial

Petição Inicial no Processo Civil

Endereçamento:
Inicialmente verificamos que a inicial deve ser dirigida a alguém, por óbvio. Para sabermos qual é o juiz competente para o recebimento da inicial, devemos estar atentos a regra do artigo 94 e seguintes do CPC.

Qualificação das partes:
Após dirigir a causa ao juiz competente (analisando o artigo 94) o próximo passo é a qualificação das partes, com a indicação do nome, prenome, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu e, ainda que não conste no artigo 282, também é de suma importância indicar o número do RG e do CPF dos litigantes processuais.

Descrição dos fatos e fundamentos:
Assim, após a qualificação das partes, o fato deve ser exposto, de forma clara e sucinta, com muita calma, a fim de evitar contradições. Recomenda-se que para cada fato seja trazido um fundamento. Ex. A infringiu o artigo tal da lei tal ao cometer tal fato…

Pedidos:
Após a exposição dos fatos e dos fundamentos (use apenas um tópico para isto), deve vir o principal de tudo, o pedido. Nele deverá constar toda a pretensão autoral, sob pena de extinção do feito sem resolução do mérito. Assim, muita calma na hora dos pedidos, pois nada pode faltar e este é um erro que corriqueiramente ocorre, portanto, MUITA ATENÇÃO!

Valor da causa:
O valor da causa, é o próximo passo, observando-se o disposto no artigo 258 e seguintes do CPC.

Provas:
Deverá, ainda, constar quais os meios de provas que o autor pretende comprovar aquilo que alega (testemunhal, documental, pericial, etc).

Nos pedidos, não se pode esquecer de postular pela citação do réu, se faltar tal requisito, o juiz irá determinar que você emende a inicial.

Lembrem-se sempre que a petição inicial é o mais importante da ação, então se você fizer uma petição inicial mal feita, será muito difícil de conseguir total provimento jurisdicional.

Destarte, a ausência de qualquer dos pressupostos acima mencionados ensejará em emenda, na qual o juiz fixará prazo de 10 dias para o autor fazer os ajustes necessários, sob pena de indeferimento, artigo 284, parágrafo único do CPC.

RESUMINDO: Sempre atentos na petição inicial.

 

Espero ter, de alguma forma, contribuído para os estudos.

Abraços!

*Fagner Pias, é Advogado. Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil. Mestrando em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, pela UniCruz-RS.

envie-artigo-pj

 | Website

Você pode enviar seu artigo para ser publicado. Leia a página COLABORE e saiba mais.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -