sexta-feira, 26/julho/2024
ColunaAdministrativoSúmula 552 do STJ: Cotas por surdez unilateral em concursos públicos

Súmula 552 do STJ: Cotas por surdez unilateral em concursos públicos

Olá, meus amigos concurseiros!

Hoje iremos fazer um breve comentário sobre a súmula 552 do STJ, aprovada pela corte especial  em 4/11/2015. Assim dispõe:

Súmula 552 do STJ: O portador de surdez unilateral não se qualifica como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

A surdez unilateral consiste na perda completa da audição em um dos ouvidos e audição normal do outro lado. De acordo o com o entendimento do STJ, para que um candidato que possua surdez possa concorrer na condição de portador de necessidade especial (PNE), deve apresentar a deficiência em ambos ouvidos, ou seja, ser bilateral.

Tal entendimento se firmou por ocasião do julgamento do MS 18.966/DF, julgado em 02/10/2013 pela Corte Especial. Como dito, entendeu-se que  os indivíduos que apresentam surdez unilateral não devem, nos concursos públicos, concorrer às vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência.

Alguns questionamentos surgem quando comparado a situação de cegueira, pois, para a mesma Corte, os portadores de visão monocular, são considerados PNE, o que gera a sensação de falta de equidade no tratamento dispensados à situações semelhantes.  Tal entendimento encontra-se firmado pela Súmula 377 do STJ:

Súmula 377, STJ: O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Espero que o breve comentário tenha sido proveitoso, a partir de agora, não há como confundir os dois entendimentos antagônicos do STJ. Vamos gabaritar Administrativo!

Advogada,pós-graduanda em Direito Administrativo. Apaixonada pelo Direito,afinidade com Administrativo e Direitos Humanos.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -