sexta-feira, 26/julho/2024
NotíciasProvimento do TJSP determina como será o retorno gradual

Provimento do TJSP determina como será o retorno gradual

O Provimento 2.564/20, emitido pelo Conselho Superior de Magistratura e divulgado em 06/07/2020, prevê o retorno gradual das atividades físicas no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), no período entre os dias 27/07 e 31/08 de 2020.

Os prazos processuais físicos voltarão a ser contabilizados no dia 03 de agosto de 2020.

O retorno das atividades físicas no Tribunal visa executar, exclusivamente, atos presenciais que sejam realmente necessários, conforme especificado em Comunicado Conjunto nº 581/20 (1º Grau) e o Comunicado nº 99/20 (2º Grau).

Além disso, será preciso que esse atendimento seja previamente agendado, através de um sistema virtual, que será lançado em breve pelo TJSP.

 

Como se dará o retorno gradual ao trabalho?

O retorno ao trabalho presencial se dará de forma escalonada e os servidores terão horários diferenciados.

O expediente presencial será das 13 às 17 horas, com equipes reduzidas, conforme escala presencial de servidores e magistrados do Tribunal.

Aqueles que não estiverem nesta escala, permanecerão em esquema de teletrabalho, no horário normal de atendimento, das 9 às 19 horas, respeitando a carga individual de 8h diárias.

Poderão ter acesso aos prédios do TJSP apenas os magistrados, servidores, terceirizados do tribunal, advogados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, estagiários inscritos na OAB, policiais e outros agentes necessários para a segurança dos prédios, bem como profissionais da imprensa, jurados, partes e testemunhas convocados.

Para outros casos em que seja indispensável realizar atividade presencial, deve-se comprovar a urgência de ingresso ao Tribunal. Ressaltando que o uso de máscaras será obrigatório para a entrada e permanência nos prédios.

A temperatura de todos será verificada na entrada das unidades. Quem apresentar temperatura superior a 37,5º ou que tenha sintomas visíveis característicos da Covid-19 (tosse, espirros e corizas), terá seu acesso negado.

Lembrando que todas as medidas para o retorno gradual seguem estritamente as orientações e Nota Técnica dos profissionais da área de Saúde, elaborada pela equipe especializada do TJSP.

O atendimento presencial aos advogados e ao público interessado se dará de modo excepcional, priorizando as medidas de caráter urgente. Segundo o Provimento, deve ser dada preferência ao atendimento telepresencial.

Os magistrados em teletrabalho deverão manter canal de atendimento com os interessados, com agendamento prévio. O Provimento especifica que, em relação ao 2º grau, o atendimento ao MP, DP e advogados deverá ocorrer, preferencialmente, pela Plataforma Microsoft Teams.

Nos cartórios, o atendimento presencial das partes se dará, segundo o art. 20 do Provimento: “O atendimento presencial de partes, especialmente nos feitos de competência dos Juizados Especiais e nos pedidos de alimentos, se absolutamente necessário, será realizado sempre mediante prévio agendamento em canais que serão divulgados em atos próprios.”

De acordo com o Provimento, todos os atos normativos para os procedimentos à distância via meios eletrônicos estão mantidos no TJSP, devendo ser feitos os ajustes para adequar à Resolução 322 do CNJ.

 

O Provimento 2564 possui diversas disposições para regular o retorno gradual no TJSP

Além das disposições do resumo acima, o Provimento possui outras disposições para regular o retorno das atividades no TJSP. Há, também, diversos outros atos que foram editados durante a Pandemia no TJSP.
Para evitar problemas com prazos processuais, é fundamental que o advogado esteja sempre de olho no site do Tribunal.
Além disso, uma boa recomendação é a criação de uma agenda com seus prazos processuais ou a utilização de uma ferramenta específica para a contagem de prazos.
Dessa maneira, o profissional poderá ter mais segurança em seus processos e evitará riscos na prestação de seus serviços jurídicos.

Saiba as principais informações sobre o retorno gradual das atividades presenciais no TJSP

Sistema de trabalho escalonado no TJSP

Data: 27/07/2020 – 31/08/2020 (Pode ser alterada por Ato do TJSP)

Quem poderá acessar o Tribunal (do dia 27/07 ao dia 02/08)?

-Magistrados, servidores, terceirizados do TJSP

-Advogados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública,
-Estagiários inscritos na OAB, policiais e outros agentes necessários para a segurança dos prédios, profissionais da imprensa, jurados, partes e testemunhas convocados.

Atenção: Acompanhantes poderão ingressar apenas se for indispensável.

 

Quando voltarão os prazos processuais físicos?

Os Prazos Processuais físicos voltarão a correr no dia 03/08

Obs: Permanece suspensa a consulta a processos físicos em que não esteja fluindo prazo para as partes.

 

Qual será o Horário de expediente?

Atendimento presencial: 13h às 17h / Atendimento em Teletrabalho: 09h às 19h

 

Atendimento e sessões de julgamento

O atendimento presencial de partes (especialmente em JEC’s e pedidos de alimentos), se necessário, será realizado com prévio agendamento.

A prioridade é para o atendimento eletrônico e julgamentos virtuais. Se necessária a audiência presencial, sempre que possível, deverá ocorrer de forma mista (de modo presencial e virtual).

Nos cartórios, pedidos de certidão de distribuição e de objeto e pé serão somente no formato eletrônico.

Estão suspensos:

– Os comparecimentos mensais relativos à liberdade provisória, regime aberto, suspensão condicional do processo e livramento condicional

– Os atendimentos presenciais nos Cejuscs.

Perfil editorial do Megajurídico, criador e editor de conteúdo.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -