sexta-feira, 26/julho/2024
ArtigosPrazos para recorrer as multas de trânsito

Prazos para recorrer as multas de trânsito

Você sabe quais são os prazos para que o proprietário ou o condutor possam recorrer as multas de trânsito?

Primeiro você precisa entender que existem três hipóteses cabíveis de defesa:

Defesa prévia, recurso à JARI e o recurso ao Cetran ou ao Colegiado Especial.

O prazo para apresentar a defesa prévia é de no mínimo 30 dias, conforme consta no artigo 281- A, do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 281-A, CTB. Na notificação de autuação e no auto de infração, quando valer como notificação de autuação, deverá constar o prazo para apresentação de defesa prévia, que não será inferior a 30 (trinta) dias, contado da data de expedição da notificação.

O prazo para interpor recurso à JARI também é de no mínimo 30 dias, conforme consta no artigo 282, § 4º, do Código de Trânsito Brasileiro.

§ 4º Da notificação deverá constar a data do término do prazo para apresentação de recurso pelo responsável pela infração, que não será inferior a trinta dias contados da data da notificação da penalidade.

O recurso ao Cetran ou ao Colegiado Especial também tem o prazo de 30 dias, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 288. Das decisões da JARI cabe recurso a ser interposto, na forma do artigo seguinte, no prazo de trinta dias contado da publicação ou da notificação da decisão.

§ 1º O recurso será interposto, da decisão do não provimento, pelo responsável pela infração, e da decisão de provimento, pela autoridade que impôs a penalidade.

Lembrando que, se a penalidade for imposta por órgão ou entidade da União, o recurso será apreciado pelo colegiado especial. E, se, a penalidade for imposta por órgão ou entidade de trânsito estadual ou municipal, o recurso será apreciado pelo Cetran.

Se a penalidade for imposta por órgão ou entidade do Distrito Federal, o órgão que irá apreciar o recurso será o Contrandife.

Toda essa explicação consta no art. 289 do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 289. O recurso de que trata o artigo anterior será apreciado no prazo de trinta dias:
I – tratando-se de penalidade imposta por órgão ou entidade da União, por colegiado especial integrado pelo Coordenador-Geral da Jari, pelo Presidente da Junta que apreciou o recurso e por mais um Presidente de Junta;
II – tratando-se de penalidade imposta por órgão ou entidade de trânsito estadual, municipal ou do Distrito Federal, pelos CETRAN E CONTRANDIFE, respectivamente.

Caso esses prazos não sejam respeitados, o processo administrativo deverá ser anulado.

Tarcio Vinnicius Miranda

Advogado.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -