sexta-feira, 26/julho/2024
ArtigosPosso pagar a multa de trânsito e recorrer mesmo assim?

Posso pagar a multa de trânsito e recorrer mesmo assim?

A resposta é sim. Muitas vezes quando alguém é autuado por alguma infração de trânsito, surge uma série de dúvidas de como proceder para poder recorrer acerca da multa recebida.

Uma dúvida recorrente, é sobre a possibilidade de poder ou não pagar a multa para aproveitar o desconto de 20% sobre seu valor e ainda assim, interpor o recurso a 1ª instância recursal.

No caso, é possível sim aproveitar o desconto de 20% sem renunciar ao direito de defesa.

No entanto, tal situação não se aplica ao desconto de 40%, que implica sim a desistência do direito de recorrer, exceto à via administrativa.

Nesse sentido, dispõe os §§ 1º e 2º do artigo 284 do Código de Trânsito Brasileiro:

Caso o infrator opte pelo sistema de notificação eletrônica, conforme regulamentação do Contran, e opte por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% (sessenta por cento) do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento da multa.

§ 2º O recolhimento do valor da multa não implica renúncia ao questionamento administrativo, que pode ser realizado a qualquer momento, respeitado o disposto no § 1º.

Ademais, importante frisar que caso a multa seja paga, com o intuito de aproveitar o desconto concedido, mas o recurso tenha resultado favorável, o condutor terá o valor ressarcido, acrescido de correção.

Nesse sentido, tem-se o disposto no § 2º do artigo 286 do CTB:

§ 2º Se o infrator recolher o valor da multa e apresentar recurso, se julgada improcedente a penalidade, ser-lhe-á devolvida a importância paga, atualizada em UFIR ou por índice legal de correção dos débitos fiscais.

Desta forma, mostra-se vantajoso efetuar o pagamento da multa de trânsito com o desconto de 20% oferecido pela lei, pois este não impede o direito de recurso e, caso haja êxito na defesa, o condutor terá direito ao reembolso do valor pago.

Marcos Roberto Hasse
Hasse Advocacia

Graduado em direito na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC em (1995). Pós Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário (2002), pela UNIVILLE –Universidade da Região de Joinville/SC. Advogado atuante nas matérias de Direito Civil, Tributário, Previdenciário, Trabalhista e Ambiental. Foi professor na UNERJ – Universidade Regional de Jaraguá do Sul/SC, hoje Católica de Santa Catarina.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -