sábado, 27/julho/2024
NotíciasOAB/SP inicia movimento favorável à aprovação da PEC 37

OAB/SP inicia movimento favorável à aprovação da PEC 37

Por: Taysson Valladares¹
A PEC 37 visa proibir o Ministério Público de promover a investigação criminal. Na minha opinião, acredito que será um retrocesso jurídico para nosso país, que quanto mais órgãos com poderes investigativos melhor será para a apuração de crimes, bem como que tal projeto, se aprovado, ensejará a manutenção e até o aumento da impunidade.
Pois é meus caros, acredito que serei a ovelha negra da minha classe (rs!), tendo em vista que hoje, enquanto deliciava-me com o café da tarde e lia o mensal jornal do advogado da OAB/SP, descobri que a seccional da qual faço parte é a favor da PEC, usando ainda argumentos pontuais e muito persuasivos para conscientizar e esclarecer do que se trata aludida PEC.
Quero deixar claro que não mudei minha opinião quanto a PEC 37, mas acredito que para que tenhamos uma posição critica e fundamentada sobre qualquer assunto, o primeiro passo é olhar e entender os dois lados da moeda.

Voltando ao assunto, a OAB/SP além de manifestar-se favorável à aprovação do Projeto de Emenda à Constituição n.º 37, ainda criou uma Comissão pela “Constitucionalização da Investigação Criminal”, formada por renomados e conhecidos advogados criminalistas.
Em suma, a OAB/SP afirma que tal PEC não retira do Ministério Público o poder de conduzir a investigação criminal, porque este nunca lhe foi dado pela Constituição Federal. Salientam ainda que a Carta Magna somente conferiu à referida instituição legitimidade para requisitar a instauração de inquéritos policiais e demais diligências, bem como acompanhar a investigação a qualquer momento, exercendo o controle externo da polícia judiciária.

Afirmam que a PEC 37 não inovará a Constituição Federal, pois somente repetirá o que ela já prevê, porém sem mais brechas para deturpações dos limites de cada instituição.
Sob outro prisma, criticam ainda alguns membros do MP, que assumem o controle de algumas investigações e as tornam uma verdadeira condenação antecipada do acusado, levando o caso ao conhecimento da mídia, marginalizando os suspeitos e favorecendo-se da opinião pública que na maioria das vezes é “justiceira”.
Outro ponto interessante da notícia veiculada no jornal, é que, segundo a OAB/SP, quando o MP chama tal PEC de “PEC da impunidade, PEC da corrupção”, trata-se de uma atitude totalmente “elitista” e “aristocrata”, em se autocolocarem acima de quaisquer suspeitas.

Para quem ainda não sabe, a PEC 37 visa acrescentar o §10 ao artigo 144 da CF com o seguinte texto:

§10. A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1 e 4º deste artigo, incumbem privativamente às policias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente.

Bom, com os dois artigos, eu tentei mostrar os dois lados desta polêmica, agora cabe a cada um de vocês posicionarem-se neste assunto!

Comente a sua opinião!

¹ Taysson Valladares é advogado, tem 23 anos, é solteiro, músico nas horas vagas e professor de coral. Formado em Direito pelas Faculdades Integradas de Itararé-SP em 2012.
 | Website

Você pode enviar seu artigo para ser publicado. Leia a página COLABORE e saiba mais.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -