sexta-feira, 26/julho/2024
ArtigosLei nº 14.176/2021 – auxílio-inclusão e mudanças no benefício de prestação continuada...

Lei nº 14.176/2021 – auxílio-inclusão e mudanças no benefício de prestação continuada (BPC – LOAS)

O BPC é pago aos idosos e deficientes que não conseguem prover a sua subsistência, nem tê-la provida por familiares.

A Presidência da República sancionou a Lei nº 14.176/2021, que define novos critérios para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e regulamenta o benefício de auxílio-inclusão, previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O BPC é pago aos idosos e deficientes que não conseguem prover a sua subsistência, nem tê-la provida por familiares, no valor mensal de um salário mínimo.

A renda familiar per capita resta fixada em 1/4 do salário mínimo, contudo, a partir de 2022 uma regra escalonada permite a ampliação do limite para até 1/2 mínimo per capita, conforme as condições de vulnerabilidade, com avaliação dos requisitos: grau de deficiência, dependência para atividades básicas e comprometimento do orçamento familiar com consultas, remédios, fraldas e outros itens não fornecidos pelo governo. Para os idosos, não há o requisito deficiência.

Outra novidade é a substituição da perícia médica e da avaliação social pela avaliação biopsicossocial, que ainda será desenvolvida e implantada.

Quanto ao auxílio-inclusão, a Lei nº 14.176/2021 instituiu o benefício no valor de 50% do BPC, a partir de 01/10/2021, com o objetivo de incentivar pessoas com deficiência a ingressarem no mercado de trabalho, sem medo de perder o benefício.

Será pago àqueles que recebem o BPC, que tenham inscrição no CadÚnico e que comecem a trabalhar com remuneração de até 02 salários mínimos.

Ao ser contemplado com o auxílio-inclusão, a pessoa com deficiência deixa de receber o BPC, contudo, se perder o emprego, este pode ser retomado.

Marcos Roberto Hasse
Hasse Advocacia

Graduado em direito na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC em (1995). Pós Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário (2002), pela UNIVILLE –Universidade da Região de Joinville/SC. Advogado atuante nas matérias de Direito Civil, Tributário, Previdenciário, Trabalhista e Ambiental. Foi professor na UNERJ – Universidade Regional de Jaraguá do Sul/SC, hoje Católica de Santa Catarina.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -