quinta-feira, 25/julho/2024
NotíciasJustiça determina suspensão e cancelamento dos excessos de multas da Anac

Justiça determina suspensão e cancelamento dos excessos de multas da Anac

Decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1), constatou excessos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), quanto à aplicação de multas contra piloto, por infrações repetitivas, totalizando montante de R$ 52.800,00. Em desconsideração da jurisprudência, a Agência vai contra o princípio do ne bis in idem, que estabelece que ninguém pode ser julgado duas vezes pelo mesmo ato infracional. Segundo a Resolução 566/2020 da Anac, infrações da mesma natureza e cometidas sucessivamente devem ser aplicadas multa única.

A Anac insiste em aplicar tal forma de punição, o que vem sendo banido pela Justiça. Em um dos casos, um piloto teria efetuado voos sem que a empresa que trabalhava, tivesse lançado de forma completa, dados relativos à situação técnica da aeronave em seu diário de bordo e em razão disso, foram aplicadas 44 multas, cada uma no valor de R$1.200,00.

Houve desproporcionalidade na aplicação dessa quantidade de punições, porque são infrações administrativas de mesma natureza, praticadas sucessivamente, nas mesmas condições de tempo, lugar e maneira, devendo ser reconhecida como uma única ação delitiva, com aplicação de apenas uma multa.

Tendo como base a Resolução 566/2020 e uma decisão semelhante do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), de 2019, o TRF 1 determinou em caráter de urgência, a suspensão do processo de execução fiscal e concluiu que a punição devida ao piloto é de uma “multa singular” e a “ausência de razoabilidade na excessiva quantidade de multas aplicadas” pela ANAC.

Georges Ferreira

Professor e advogado especialista em direito aeronáutico.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -