sexta-feira, 26/julho/2024
ArtigosCômputo de tempo especial para segurado que trabalha em condições nocivas quando...

Cômputo de tempo especial para segurado que trabalha em condições nocivas quando é afastado por auxílio-doença

No âmbito previdenciário, o tempo especial de contribuição é aquele em que o trabalhador exerceu a atividade laborativa com exposição a agente nocivo à saúde, seja ele químico, biológico ou físico.

A legislação previdenciária garante a concessão da Aposentadoria Especial para os trabalhadores que comprovarem 15, 20 ou 25 anos de exposição, a depender de cada agente nocivo à saúde.

Caso não seja comprovada a exposição contínua ao agente nocivo pelo tempo mínimo previsto na legislação, é possível realizar a conversão do tempo especial em comum, a fim de somá-lo com o devido acréscimo ao cômputo do tempo de contribuição do segurado.

Com o advento da Reforma da Previdência (EC 103/2019), a conversão do tempo especial em tempo comum restou limitada ao início de sua vigência, em 13/11/2019, sendo permitida para todos os trabalhadores que comprovarem o exercício de atividades nocivas à saúde.

Mas, e se o trabalhador em condições especiais (exposto aos agentes nocivos), necessitou de afastamento da sua atividade e recebeu o benefício previdenciário de auxílio-doença, o cômputo do período será comum ou especial?

A matéria foi debatida no TEMA 998 do Superior Tribunal de Justiça – STJ, no qual restou fixado o seguinte entendimento: “O Segurado que exerce atividades em condições especiais, quando em gozo de auxílio-doença, seja acidentário ou previdenciário, faz jus ao cômputo desse mesmo período como tempo de serviço especial”.

Logo, o segurado que exerceu atividades especiais e se afastou da atividade para receber o auxílio-doença, decorrente ou não de acidente de trabalho ou doença ocupacional, deve ter o período computado como tempo especial de contribuição para a concessão do benefício previdenciário de Aposentadoria.

Marcos Roberto Hasse
Hasse Advocacia

Graduado em direito na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC em (1995). Pós Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário (2002), pela UNIVILLE –Universidade da Região de Joinville/SC. Advogado atuante nas matérias de Direito Civil, Tributário, Previdenciário, Trabalhista e Ambiental. Foi professor na UNERJ – Universidade Regional de Jaraguá do Sul/SC, hoje Católica de Santa Catarina.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -