7 de Setembro…#VempraruaBrasil

Depois das calorosas manifestações em junho, repercutidas em todo o país, diversos grupos independentes organizados em redes sociais acertam para o dia 7 de setembro a próxima (Super)  manifestação, que já recebe a nomeação de ser o “maior protesto da história do Brasil”. Assim, o grito de ordem #vemprarua, cartazes e desejos por mudanças… prometem ser exaltados energicamente por multidões, em cada canto do país, neste sábado, durante as festividades pelo dia da Independência.
A mobilização nacional já se movimenta. Ativistas convidam e incentivam as pessoas para a manifestação
do dia 7 de setembro em suas páginas no facebook. Crédito da foto:

Instituições Politicas e Culturais do Brasil

Munidos e protegidos pelo direito constitucional de se manifestar, as ruas ficarão lotadas de sentimentos e pensamentos de insatisfações. A liberdade de expressão é um direito fundamental assegurado constitucionalmente no artigo 5º, inciso IV. Externar o que se pensa, hoje em dia, é válido, legítimo e necessário!

E dessa maneira, surge uma “poerídica” protestante, a favor das boas reivindicações capazes de mudar e melhorar o Brasil. A presente poesia jurídica contém críticas e muito otimismo!

Poerídica: A rua não está mais deserta

A rua não está mais deserta…
o poder contido no povo se liberta
pela longa estrada não mais incerta.
Quem estava dormindo, se desperta,
quem não estava, mantém a mente aberta
junto à voz ativa e a memória em alerta,
pois o momento é oportuno, a hora é certa
para a demanda reivindicar sua oferta
através da nossa mais nova descoberta,
uma nação unida e esperta
capaz de cobrar quando a situação aperta,
capaz de lutar quando algo se desconserta,
capaz de sair da silenciosa coberta
e abrir a porta da mudança
e abrir a janela da esperança
que estavam somente entreabertas…
 

…e que assim possamos avançar
com otimismo
e ativismo
a nos guiar.

A forma mais expressa< de expressar a liberdade de expressão é se mostrar. O melhor manifesto para manifestar a nossa manifestação é se juntar. Por que o Estado brasileiro Democrático é dirigido por um governo problemático? Nós, sociedade, almejamos e reivindicamos algo muito mais do que emblemático, pois, para o seu governo, o estado dos brasileiros é carismático, chega de um governo melodramático!   O que se exige é o que aflige o nosso digno progresso. O que se exige é que se corrige o que não temos acesso. Todos têm o direito de ir e vir com respeito, ir e vir sem malfeito. Mas o povo não só quer ir e vir de qualquer jeito, o povo também quer permanecer satisfeito.

Rafael Clodomiro
Escritor, poeta e advogado. Idealizador do projeto "Poerídica" (poesia jurídica) (fb.com/poeridica). Vencedor do Prêmio Nacional UFF de Literatura 2009 e do IV Prêmio Moledo Sartori de Monografia Jurídica 2012. Servidor Público e pós-graduado em Gestão Pública na Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
[fbcomments]

Deixe uma resposta