Estagiário é sempre criticado

Por Luana Mello*

Olá querido leitor! Hoje daremos continuidade ao nosso papo e, avante! Pois tenho muita coisa pra contar.

O artigo de hoje é um desabafo sobre uma situação bem chata e constrangedora que ocorreu na semana passada.
Cheguei à delegacia (com aquele ânimo que só estagiários possuem) e fui pega de surpresa por ter que fazer a apresentação de um flagrante de um determinado indivíduo que foi preso por causa de embriaguez ao volante.
Depois do termino, um tenente da PM (O mesmo que havia levado o bêbado até a delegacia) pediu para ver a ocorrência. Eu, feliz da vida (com aquela sensação de dever cumprindo) atendi ao pedido dele. Até que o tenente com seu ar impetuoso e autoritário começou a me fazer perguntas sobre que curso eu fazia, em que período eu estava, qual era minha faculdade, idade e etc. Depois começou a fazer críticas negativas a ocorrência (ainda com o tom autoritário e quase gritando) dizendo que se eu estagiasse em tribunal as coisas seriam diferente. Fiquei com raiva, raiva e muita raiva!

Queria falar para vocês que a minha atitude foi a de ter discutido e gritado, de ter falado que ele era um insano, e manda-lo falar daquele jeito com a vó dele! Afinal, somos humanos movidos por impulsos e instintos e qualquer atitude agressiva (como pular no pescoço dele) teria justificado qualquer ato. (Isso foi irônico, para quem não entendeu)
Mas não! Apenas chamei o investigador chefe, ele analisou e disse que ocorrência estava perfeita (afinal, ele que tinha me ensinado daquela forma) e enfim, depois disso muita água rolou!
A delegacia inteira soube do episódio e muita gente veio me procurar para saber sobre o tal tenente “mandão” (até porque ele já era reincidente em arrumar confusão).
A parte boa foi que, no final das contas a culpa não foi minha (caso atípico pois, a culpa sempre é do estagiário), e ainda conseguimos um documento através do delegado do DIP para que nenhum estagiário precisasse mais fazer apresentações de flagrantes de presos (Uhuuuul vitória dos Estagiários e menos trabalho também!)

Depois de toda essa situação embaraçosa, o “tal tenente mandão” me inspirou a falar sobre um assunto que é pouco divulgado. Esse assunto é sobre a crítica de alguns policiais militares em relação aos corporativismos dentro das instituições.
Pode ser que esteja me arriscando, eu sei que existem policiais corruptos (assim como existem pessoas desonestas em várias profissões e em muitas repartições) e blá blá e blá.
Não estou tomando partido e nem quero formar opinião baseada em um tratamento inadequado de um funcionário público, mas sim trazer a tona um assunto, que envolve grandes mudanças na estrutura policial.
Você já ouviu falar sobre a Desmilitarização da Policia?
A Desmilitarização consiste com o fim das polícias civil e militar e a sua substituição por uma organização policial estadual única.
Já virou até propostas de Emendas Constitucionais:
A PEC 51/2013, de autoria do senador Lindbergh Farias, propõe reestruturar o modelo de segurança pública a partir da desmilitarização do modelo policial atual, convertendo as polícias Civil e Militar em uma só, de natureza civil.
Proposta de Emenda à Constituição – PEC 430/09,de autoria do Deputado Celso Russomano, propõe atribuir à União legislar sobre essa nova estrutura (polícia estadual), mas a corporação permanecerá subordinada aos governadores de estado e do Distrito Federal.

O portal e-cidadania do Senado Federal e a Câmara dos Deputados começaram duas enquetes para saber se os internautas são a favor ou contra o assunto.

O assunto é abrangente e por este motivo darei continuidade no próximo artigo, onde falarei sobre os prós e os contras da Desmilitarização da polícia. Mas até lá, você já pode começar opinar diretamente, ou votar nas enquetes:

Vote na enquete sobre a PEC 51/2013

Vote na enquete sobre a PEC 430/2009

 

Enquanto isso, vamos estudar porque a vida não tá fácil!
Pois é…Vida de estagiário não é fácil, mas ter habilidade para lidar com as adversidades pode fazer a diferença na nossa carreira.

*Luana Mello, colaborou com nosso site por meio de publicação de conteúdo. Ela é estudante de Direito, e além da faculdade, ainda estuda para concursos públicos.

envie-artigo-pj

Colaboradores
Colaboradores
Este perfil é reservado para publicação de artigos de colaboradores e material dos leitores enviados ao Megajurídico. Você pode enviar seu artigo para ser publicado. Leia a página PARTICIPE e saiba mais.
[fbcomments]

1 comentário em “Estagiário é sempre criticado

Deixe uma resposta