sexta-feira, 26/julho/2024
ArtigosAtleta de basquete tem direito a mesma clausula compensatória que consta na...

Atleta de basquete tem direito a mesma clausula compensatória que consta na Lei Pelé?

O TST entendeu que não. A discussão iniciou em 2017 quando um atleta de basquete ajuizou reclamação trabalhista pretendendo o reconhecimento de vinculo e o pagamento da clausula compensatória prevista no art. 28 da Lei Pelé.

Em primeira instância, a Vara do Trabalho de Rio Claro, onde iniciou o processo, reconheceu o vinculo do atleta com a Associação Cultural que o contratou, mas julgou pela improcedência da condenação em cláusula compensatória por entender que tal compensação deve ser paga tão somente para os profissionais de futebol.

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região manteve o mesmo entendimento de primeira instância, ensejando o envio do caso ao TST para discussão da viabilidade.

Por unanimidade, o relator ministro José Roberto Freire Pimenta, votou pelo desprovimento do recurso. “Não foi estabelecida pela vontade das partes nenhuma condição, e inexistia obrigação legal que compelisse a associação a formalizar contrato especial de trabalho desportivo com o atleta, para estabelecer a cláusula”,

O magistrado explicou que o artigo 94 da Lei 9.615/1998 estabelece que a cláusula compensatória desportiva é obrigatória apenas para atletas de futebol, sendo facultada às demais modalidades desportivas.

A decisão foi proferida na ação 10408-85.2017.5.15.0010.

Déborah Passarella Gaya

Advogada, coordenadora da área trabalhista do Vigna Advogados Associados.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -