sexta-feira, 26/julho/2024
ArtigosA matriz da empresa pode pleitear compensação ou restituição de valores relativos...

A matriz da empresa pode pleitear compensação ou restituição de valores relativos às suas filiais?

Segundo decisão recente do STJ a resposta é SIM! A matriz da empresa pode discutir relação jurídico-tributária, pleitear compensação ou restituição de indébitos de suas filiais.

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do AREsp 1.273.046-RJ, firmou entendimento de que “O fato de as filiais possuírem CNPJ próprio confere a elas somente autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, não abarcando a autonomia jurídica, já que existe a relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz”.

Importante salientar que a 2ª Turma do STJ possui alguns julgados antigos em sentido contrário, razão pela qual a decisão possui caráter inovador e pode beneficiar empresas que vinham discutindo a legitimidade nos autos de processos em andamento.

Além disso, o STJ já havia proferido decisão no ano de 2019 entendendo que a matriz e as filiais respondem conjuntamente em relação aos débitos fiscais, motivo pelo qual não haveria razão plausível para que a matriz não pudesse figurar no polo ativo das ações relativas às suas filiais.

Desse modo, o entendimento mencionado representa segurança jurídica às empresas, uma vez que poderão utilizar a relação de dependência para pleitear benefícios para a sociedade como um todo e não somente ter esse caráter reconhecido no momento de serem cobradas pelo fisco.

Marcos Roberto Hasse
Hasse Advocacia

Graduado em direito na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC em (1995). Pós Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário (2002), pela UNIVILLE –Universidade da Região de Joinville/SC. Advogado atuante nas matérias de Direito Civil, Tributário, Previdenciário, Trabalhista e Ambiental. Foi professor na UNERJ – Universidade Regional de Jaraguá do Sul/SC, hoje Católica de Santa Catarina.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -