sexta-feira, 19/julho/2024
ArtigosTrabalho de conclusão de curso: como começar?

Trabalho de conclusão de curso: como começar?

Por Nedson Ferreira Alves Junior*

 

Para quem é professor, o início de um novo semestre letivo é sempre uma correria. São os planos de aula que devem ser feitos, previsões de textos para as turmas, pesquisas sobre concursos etc. Para o aluno, é sempre aquela tensão se vai conseguir cumprir a promessa de estudar mais no semestre vindouro.
Para aqueles que estão no final do curso é mais tenso ainda. É cobrança dos pais, colegas e de si mesmo sobre Exame da Ordem e se não bastasse, tem o famigerado Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

São tantas coisas no final de uma faculdade que chegamos a nos arrepender de ter começado. Mas como não devemos nos acovardar, seguimos em frente.

Dedico o texto de hoje aos acadêmicos que começarão a fase de TCC. É bem provável que vocês já escutaram inúmeras dicas sobre isso, mas lições nunca são demais.

tcc

TCC: como começar?

Quando se é orientador de TCC as perguntas feitas pelos orientandos são incontáveis. A primeira delas é: qual tema escrever? Chega a dar um frio na espinha quando não se sabe por onde começar. Nesse ponto, costumo dar o norte de: escolha uma área que haja afeição, seja ela qual for. E para isso não precisa ser o ramo que se tenha as melhores notas, mas sim aquele que lhe desperte mais curiosidade.

O TCC envolverá um assunto que você terá que ler e depois repassá-lo, por isso é importante ser algo que lhe agrade. Tem que ser interessante para o orientando, porque ele passará a emoção para o papel. Chega a ser uma visão romântica da pesquisa, mas é um facilitador que trará benefícios no decorrer da pesquisa.

Elegido o ramo que lhe traz mais inquietudes, a segunda fase é definir um tema prévio. É prévio porque ele poderá poderá mudar no futuro por causa da fase de leituras e pesquisa de referências.

   Prestem atenção nessa dica: o tema pode até ser muito interessante, mas se não há referências que lhe deem subsídios, passe para outro que lhe ofereça mais.

Quem fica sob a minha batuta, nessa fase de busca preliminar das referências eu exijo a leitura de no mínimo 5 doutrinas e 8 dissertações ou teses buscadas no banco da CAPES ou da USP que abordem sobre o tema. Além, claro, da legislação sobre o assunto. É nesse momento de busca de referências é que descobrir-se-á se existe ou não referência a respeito do tema. É relevante, outrossim, para saber se o tema não está esgotado, ou seja, se o problema da pesquisa já caiu no estado de técnica e a conclusão já se deduz ao ler o título do trabalho. Se isso ocorrer com você, passe para outro tema porque não haverá motivos para pesquisar.

Feitas as leituras preliminares é hora de definir o que é possível pesquisar sobre aquilo. É a hora de definir o problema da pesquisa, objetivos gerais e específicos e, eventualmente as hipóteses. Tudo isso ajudará a saber se o tema dará ou não uma boa produção científica.

O que dificulta a pesquisa no Direito é que, a primeira vista, os assuntos se apresentam como esgotados. Mas para desviar disso dou uma dica simples: mude a abordagem daquele instituto. A título de exemplo, citarei um atendimento que fiz a uma acadêmica, que me pediu dicas sobre o TCC. Ela me disse que gosta de Direito Penal. Eu não sou penalista, mas sugeri a ela um tema com base num seminário de doutorado, ministrado pelo Professor Eugenio Raúl Zaffaroni que tratou sobre o Direito Penal Subterrâneo. Recomendei que abordasse o Direito Penal Subterrâneo e a sua eficácia no Direito brasileiro.

Quem pretende fazer um bom TCC precisa disponibilizar tempo de acordo com a sua capacidade. Eu sempre exijo dos meus orientandos pelo menos uma hora por dia de leituras e escritas, isso de segunda a sexta-feira. No Sábado ou domingo o turno vespertino. A primeira vista pode parecer autoritarismo, mas faz com que a pesquisa renda e no futuro começará a haver tempo livre para outros estudos.

O segredo é adiantar o máximo possível do TCC, principalmente para facilitar os estudos para a OAB.

Boa pesquisa a todos.

*Nedson Ferreira Alves Junior, Colaborou com o MegaJuridico escrevendo alguns artigos para o site. Advogado Militante, formado pela PUC/GO, proprietário da Unidade Damásio Educacional Goianésia.

envie-artigo-pj

 | Website

Você pode enviar seu artigo para ser publicado. Leia a página COLABORE e saiba mais.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -