sexta-feira,29 março 2024
TribunaisSTF prorroga suspensão de despejos e desocupações em razão da pandemia

STF prorroga suspensão de despejos e desocupações em razão da pandemia

O STF, em decisão proferida pelo Min. Luís Roberto Barroso, estendeu até 31/03/2022 as regras que suspendem os despejos e as desocupações por conta da pandemia da Covid-19. A medida vale para imóveis tanto de áreas urbanas quanto de áreas rurais.

Para o Relator, a crise sanitária ainda não foi plenamente superada, o que justifica a prorrogação da suspensão de despejos e desocupações por mais alguns meses. Sob o ponto de vista sanitário, observa-se uma melhora nos números, com a evolução da vacinação e a redução do número de mortos e de casos. Todavia, é certo que a pandemia ainda não acabou e o plano internacional reforça as incertezas com o surgimento de uma nova onda na Europa, que pode ser potencializada pela variante Ômicron. Sob o ponto de vista socioeconômico, verifica-se uma piora acentuada na situação de pessoas em situação de vulnerabilidade, com a perda de renda, escalada do desemprego, inflação acelerada e crescimento significativo da insegurança alimentar.

O Ministro também ressaltou que a Lei 14.216/2021, que prevê a suspensão de ordens de remoção e despejo até 31/12/2021, incluiu apenas para imóveis urbanos, criando uma distinção desproporcional e protegendo de forma insuficiente pessoas que habitam áreas rurais, distorção que deve ser corrigida na via judicial.

Esta decisão refere-se à ADPF 828.

Perfil editorial do Megajurídico, criador e editor de conteúdo.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais do(a) autor(a)

spot_img

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

spot_img

Últimas

- Publicidade -