quinta-feira,28 março 2024
ColunaDireito ImobiliárioImpactos da pandemia nas regras da usucapião

Impactos da pandemia nas regras da usucapião

Com a vigência da Lei 14.010/2020, como fica a situação daqueles que têm imóveis de posse e pretendem regularizar a sua propriedade por meio da usucapião?

A Lei 14.010/2020, conhecida como “Lei da Pandemia”, institui o Regime Jurídico Emergencial e Transitório (RJET) para tratar de vários problemas de Direito Privado decorrentes do período excepcional de calamidade pública causada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Cumpre esclarecer que a referida lei não estabelece nenhuma regra permanente, não revoga nenhuma outra lei, apenas institui normas de caráter transitório e emergencial para a regulação de relações jurídicas de Direito Privado em virtude da pandemia do coronavírus.

Dentre vários pontos, a norma regula questões relacionadas ao prazo da usucapião.

Usucapião é um dos meios de se obter a propriedade de um bem imóvel ou móvel, quando preenchidos alguns requisitos exigidos por Lei.

É importante levar em consideração que existem várias espécies de usucapião, os quais trataremos nos próximos posts.

A Lei 14.010/2020 – RJET, suspende a contagem dos prazos para a aquisição da propriedade imobiliária e mobiliária pela via da usucapião.

Lembrando que, a posse em si não se suspende, o que suspende são os efeitos da posse ad usucapionem. A prescrição a qual a Lei se refere é em relação a pretensão a ser exercida em juízo.

Os prazos prescricionais ficam impedidos ou suspensos entre a data da entrada em vigor da Lei 14.010/2020 – RJET, 12 de junho e 30 de outubro de 2020, por força do artigo 3º.

Sendo assim, somente durante esse período não se computará a fluência do prazo para se adquirir a propriedade pela usucapião. Logo, esse período não serviria para somar ao prazo da usucapião.

Para aqueles que estavam contando prazo e ainda não completaram, não perderão o prazo já adquirido, visto que o efeito é suspensivo, ou seja, suspensão não prejudicará o direito adquirido, a diferença de prazo a completar continuará a fluir após 30/10/2020.

CEO / Diretora Executiva do Megajuridico. | Website

Advogada com atuação especializada em Direito de família e sucessões. Designer. Apaixonada por tecnologia e inovação, gosta de descomplicar o direito através do Legal Design e Visual Law.
Diretora de Inovação da OAB/RJ NI. Presidente da Comissão Especial de Legal Design e Inovação Jurídica da OAB/RJ NI. Diretora adjunta de Comunicação da ANACRIM/Baixada.
Mediadora judicial certificada pelo TJRJ e CNJ. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais do(a) autor(a)

spot_img

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

spot_img

Últimas

- Publicidade -