quinta-feira, 18/julho/2024
NotíciasCoordenador Nacional do Exame de Ordem admite falhas no X Exame

Coordenador Nacional do Exame de Ordem admite falhas no X Exame

Em reunião realizada no ultimo dia 05/08, no Conselho Federal da OAB, em Brasilia, o presidente da Coordenador Nacional do Exame de Ordem, Leonardo Avelino, admitiu graves falhas no X Exame da OAB.

Leonardo Avelino, Presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem, admitiu que tais erros se justificam em virtude do pouco tempo de que dispõe a Comissão para a elaboração de todas as etapas do Exame de Ordem.
coordenadorexamedeordemDisse ainda que há erros nas correções das provas e também na correção dos recursos devido ao volume de correções a serem feitas e o número reduzido de professores disponíveis para realizar tal correção;que todas as matérias estão reclamando de erros existentes em suas provas; que não há condições para uma correção justa com três provas anuais, quem fosse o caso de diminuir o número de provas.
Segundo ele informou que ainda há a possibilidade de recurso através da Ouvidoria da FGV, porém, apenas, das questões que versem sobre erros matérias.

A reunião foi transmitida ao Vivo pela TV OAB. Confira a seguir os videos.

A pergunta que não quer calar: Quer dizer que os examinandos devem recorrer na ouvidoria da FGV sobre os erros na cometidos nas correção dos recursos, que por sua vez, foram corrigidos pela própria FGV?
Este é o senso de justiça do Presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem? Se a banca não teve a humildade em reconhecer seu erro e corrigi-lo através dos recursos administrativos, acha que farão agora?
Para os injustiçados, a melhor via é a do Poder Judiciário! #vaichoverms

Oratória do Dr. Cezar Roberto Bitencourt na sessão plenária do CFOAB:

No dia 05/08 ocorreu a reunião do Pleno do Conselho Federal da Ordem do Advogados do Brasil e foi abordada a polêmica questão dos erros graves cometidos no X EXAME DE ORDEM.

O Dr. Cezar Roberto Bitencourt, defendeu brilhantemente a anulação das questões de Direito Penal por uma questão de honradez e legalidade.

Houve clamores por parte dos Conselheiros para que fossem reavaliados os pleitos dos examinandos e que a FGV tivesse a humildade de reconhecer seus erros e corrigi-los.

Apesar da maioria dos Conselheiros terem concordado que houveram problemas nas provas de 2ª fase deste X Exame de Ordem, o presidente do CFOAB decidiu manter o gabarito da 2ª fase de penal, alegando que o Conselho Federal não tem competência para anular decisões da banca examinadora relacionadas a correção de prova.
O Dr. Marcus Vinicius Coelho, presidente do Conselho Federal da OAB, não admitiu colocar em julgamento o pleito dos examinandos.

Se quiser, confira mais videos da reunião:
http://www.youtube.com/watch?v=p-Yy23KHa1k
http://www.youtube.com/watch?v=gY_zw8t4iks
http://www.youtube.com/watch?v=VB1PKtrMBZI

 

OAB estuda reduzir o número de Exames de Ordem por ano:

Na reunião, temas como a repescagem da primeira fase e alterações na Comissão do Exame também surgiram, porém nada ficou definido.
Leonardo Avelino, afirmou que intenciona diminuir para dois exames a cada ano. Em entrevista ao portal UOL Educação, ele disse que:
A redução [do número de provas] se faz necessária para que haja mais tempo de correção. É uma medida de segurança para aprimorar a prova e melhorar a logística. Com dois exames, daria tempo de preparar melhor as questões, de fazer outras revisões. Hoje o calendário é muito apertado“.

A mudança ainda precisa ser apresentada formalmente para o Conselho de Presidentes da OAB e para o Conselho Federal. Para alterar as datas, será necessário ainda modificar o provimento em vigor – texto que determina a realização de três provas por ano.

Se quiser entender todas as polêmicas relacionadas ao X Exame de Ordem, leia:

Perfil editorial do Megajurídico, criador e editor de conteúdo.

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do(a) autor(a)

Most Read

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

Últimas

- Publicidade -