quinta-feira,28 março 2024
ColunaCivilista de PlantãoContrato com pessoa a declarar

Contrato com pessoa a declarar

contrato

 

 

 

 

 

 

 

 

No artigo de hoje, vamos estudar sobre o contrato com pessoa a declarar.

Nessa espécie de contrato, o terceiro é pessoa que não tem interesse em apresentar-se de imediato no contrato, desde sua conclusão, somente posteriormente.

Sendo assim, no momento do surgimento do contrato, uma das partes pode reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que adquirirá os direitos e assumirá as obrigações contratuais (artigo 467 do Código Civil), salvo estipulado prazo pelos contratantes, a indicação deverá ser feita em 5 (cinco) dias da conclusão do contrato, conforme artigo 468, caput, do Código Civil.

Com efeito, o contrato continuará a vincular somente os contratantes originários, caso não haja a indicação da pessoa no prazo legal ou convencional e o nomeado se recusar a aceitar a indicação, conforme art. 470, I, do Código Civil.

Vinculará também somente os contratantes originários, se a pessoa nomeada era insolvente e a outra parte desconhecia o fato quando da indicação, bem como se o nomeado era incapaz no momento da nomeação (artigo 471 do Código Civil).

Vale relembrar que a vinculação de terceiros, somente se obrigará no contrato, se houver concordância destes.

 

Bons estudos!

Receba artigos e notícias do Megajurídico no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/megajuridico.
spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais do(a) autor(a)

spot_img

Seja colunista

Faça parte do time seleto de especialistas que escrevem sobre o direito no Megajuridico®.

spot_img

Últimas

- Publicidade -