4 ramos do Direito em ascensão no Brasil

São muitos os ramos do Direito em que um advogado pode decidir atuar e especializar-se ao longo de sua carreira. Alguns deles, porém, estão em evidência pelo grande volume de demanda que têm atraído. O portal da revista Exame trouxe no final do ano passado as 42 profissões mais promissoras para 2015. Dentre elas, quatro são áreas da advocacia.

Confira abaixo os quatro ramos do Direito apontados como promissores pela Exame.com:

1 – Advogado trabalhista

Ao escolher a área trabalhista entre os ramos do Direito, o advogado irá representar pessoas ou empresas nas disputas entre empregado e empregador. Entre suas atribuições está realizar audiências, elaborar peças processuais e prestar consultoria jurídica. Neste ano, vivenciamos um exemplo de alta na procura por especialistas em Direito Trabalhista, com o aumento do número de demissões da indústria por causa da retração econômica.

2 – Advogado especializado em recuperação judicial e de crédito

Normalmente quem atua nesse ramo do Direito tem amplo conhecimento da Lei de Recuperação Judicial. Um diferencial é ter experiência em processo civil com foco em contencioso bancário. O advogado especializado em recuperação judicial e de crédito vem sendo cada vez mais procurado por empresas com dificuldades financeiras, em decorrência do cenário econômico desfavorável. Esse profissional pode ser responsável por litígios que envolvam empresas em fase de recuperação    judicial ou atuar em favor dos bancos credores, por exemplo.

Ramos do Direito

3 – Advogado especializado em compliance e ética

Com os recentes escândalos de corrupção veiculados diariamente na mídia, as empresas têm percebido a necessidade de adequação aos marcos legais. Em entrevista à Exame, o consultor Fábio Salomon destaca que com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção, as instituições passaram a prestar mais atenção em questões como ética corporativa, auditoria interna e código de conduta. Com isso, a especialização em compliance e ética está entre os principais ramos do Direito. Quem opta por essa área irá trazer mais transparência às transações e aos processos da companhia, de forma a garantir que tudo esteja dentro da legalidade.

4 – Advogado tributarista

O Brasil tem uma complexa estrutura tributária e isso contribui para que o Direito Tributário seja um dos ramos do Direito que mais cresce no país. O advogado tributarista é responsável por garantir que as normas referentes à arrecadação de impostos e obrigações tributárias sejam cumpridas. É importante que esse profissional tenha pós-graduação ou cursos de extensão na área contábil.

Para ter destaque em qualquer uma das carreiras citadas acima, é necessário se especializar. Já listamos a importância dos cursos de pós-graduação e algumas dicas na hora de escolhê-los.

Você tem outras sugestões para os advogados que pretendem seguir algum dos ramos do Direito em crescimento no Brasil? Compartilhe conosco nos comentários!

SAJ ADV - Software Jurídico
SAJ ADV - Software Jurídico
O melhor software jurídico para advogados. Capture andamentos processuais e intimações, controle seu financeiro e tenha o pleno domínio de seus cadastros e atendimentos. É a excelência no controle de processos e na gestão de escritório de advocacia. Teste grátis por 15 dias e confira. Agilidade, Eficiência e Segurança.
[fbcomments]

Deixe uma resposta